Firefox, Google Chrome ou Internet Explorer? E agora?

Tech,Variedades

Buenas pessoal, volto aqui pra aquele nosso bate papo sobre T.I. Hoje quero falar um pouco sobre navegadores web, existem várias opções no mercado, mas qual a certa? Não sei bem se existe o navegador certo, até por que existem os caras que “vestem a camisa” do navegador, então por isso nunca vai existir um consenso. O que devemos analisar de verdade é qual atende melhor a sua necessidade. O que você procura em um navegador? Velocidade? Segurança? Estabilidade? Compatibilidade?

Tendo isso em mente, vou fazer postar aqui hoje um pouco sobre cada navagedor, e assim tentar ajudá-los a escolher o melhor navegador pra você usar!

Vou começar falando do Firefox:

O Firefox é um navegador “parrudo”, possui navegação por abas, é estável, seguro e aceita navegação anônima (não deixa rastros na máquina de por onde você navegou, não salva histórico e nem cookies), possui um mecanismo de proteção contra malwares e phishing, o melhor é a possibilidade de instalar complementos no navegador, com isso você acaba abrindo basicamente o navegador e usando tudo dentro dele. Ele não possui um visual tão bonito, mas permite a instalação de skins que modificam a “cara” dele, deixando do jeito que você mais gosta. O lado negativo disso tudo é que ele acaba usando muita memória (dependendo da quantidade de extensões instaladas), fica lento e acaba travando algumas vezes (Mas ainda é o meu favorito!). No quesito compatibilidade o firefox é compatível com a grande maioria dos sites na internet, porém ainda existem sites que não abrem corretamente nele.

Agora é a vez do Chrome:

O Google Chrome é o navegador do Google, criado inicialmente com a engine do firefox, apresentava uma série de problemas nas suas versões iniciais, porém algum componentes foram trocados e redesenhados, fazendo dele um anvegador estável e muito rápido, hoje já possui suporte a extensões; também possui navegação por abas e desde a versão 4 possui navegação anônima (inclusive já tinha esse recurso nativo antes do firefox), possui proteção contra malwares e phising e tem um visual minimalista e agradável. Um fator negativo é que ele cria um monte de processos quando aberto, um pra cada aba e mais um pra cada extensão, porém isso não faz com que máquina fique lenta ou instável, mas pode deixar outros aplicativos um pouco mais lentos pra responder ao trocar de janela do Chrome pra o outro aplicativo (na maioria das vezes ele funciona sem problemas e não causa lentidão nenhuma) Ganhou muitos pontos na minha avaliação na versão 6, uma excelente escolha. O google chrome já não possui a mesma compatibilidade que o firefox, mas também funciona muito bem, e tem um recurso bem legal que é o de poder expandir os campos de texto dos sites, para que você possa ler tudo que você escreveu sem ter que ficar fazendo a rolagem do campo.

Agora é a vez do famigerado Internet Explorer:

Durante muitos anos o Internet Explorer foi o navegador escolhido por 90% dos usuários de internet, hoje esta na versão 8 e sua popularidade caiu drásticamente e hoje ele tem menos que 50% do mercado, queda causada pela sucessão de erros da Microsoft; que desde o IE7 vem tentando “imitar” a concorrência, adicionando navegação por abas, suporte a extensões e filtros de phising e malwares; mas o IE é um navegador lento e instável, com intermináveis travamentos que só fazem a gente ficar aborrecido e com muita vontade de usar os outros navegadores. Apesar de tudo isso, ainda é o navegador com a maior compatibilidade da internet, muitos sites ainda são criados para serem perfeitamente exibidos apenas no Internet Explorer, porém isso tem mudado muito, o que ajuda a afundar o barco do IE. Não recomendo, mas ainda existem muitas pessoas que não se acostumam com outros navegadores, talvez na versão 9 a MS consiga melhorar a qualidade e assim voltar a ganhar popularidade; na minha opnião, não.

Bom galera é isso. Sei que existem outros navegadores no mercado, mas meu foco hoje foram esses 3, que são os mais usados no mercado.

Quem quiser saber de algum tema específico, escreva nos comentários, que eu verei a possibilidade de escrever aqui sobre o assunto!

Grande abraço a todos que nos acompanham aqui.