Em decadência, IE6 alavanca concorrência

Variedades

Boas pessoal, vamos ao nosso bom e velho papo sobre TI. Todos nós conhecemos muito bem o bom e velho Internet Explorer 6, navegador padrão do também muito bem difundido Windows XP. Porém como todo software velho, deve ser aposentado. Hoje o IE6 não é mais compatível com muitos sites, não aceita as novidades da web. Simples assim. E com isso, abriu espaço para a concorrência crescer e conquistar seu espaço no mercado.

Hoje o Google Chrome já possui 9,3% da fatia de mercado (pode não parecer muito, mas se você pensar que a Microsoft te obriga a instalar o internet explorer junto com o windows, mesmo sendo essa uma prática muito questionável, muitas pessoas não buscam a melhor solução pra acesso a internet, simplesmente usam o que já vem no sistema).

Sabemos que o IE6 esta longe de ser um navegador realmente seguro, mas por que as pessoas não atualizam para o 7 ou 8? É simples: porque a maioria das pessoas tem o Windows PIRATA em seus micros, e não fazem atualizações para não correr o risco de ter seu Windows “bloqueado”, daí então o uso dessa versão se estendeu ao longo dos anos e predominou o mercado.

Essa realidade vem mudando com o tempo e com a popularização de navegadores como o Google Chrome, o Mozilla Firefox, o Opera e até mesmo o Safari (que possui versão pra windows também), hoje a microsoft não possui mais o domínio no mercado de navegadores e o IE6 esta extremamente decadente, o que é uma tendência natural, porém demorou mais do que o esperado para começar a acontecer efetivamente.

Acredito que parte da culpa de não se usar um navegador seguro pode ser atribuída aos técnicos em informática e aos professores dos cursos de informática básica que existem por aí (pelo menos no Brasil). Afinal, se os técnicos instalassem e orientassem seus clientes a usarem um navegador mais confiável e se os professores ensinassem o mesmo a seus alunos, teríamos hoje um quadro bem diferente, e possivelmente a Microsoft se veria obrigada a tornar seu navegador mais seguro e a atualizá-lo com mais frequência.

Por enquanto vamos fazendo a nossa parte, e tentando mostrar ao pessoal que a melhor opção é a navegação segura.

É isso aí pessoal, grande abraço a todos.