Qual a probabilidade de ganhar na Mega Sena?

Curiosidades

Bom, com certeza isso já passou pela sua cabeça. Ou, ao menos, já foi tópico de alguma conversa de bar que você teve com algum amigo: qual a chance de ganhar na Mega Sena? Será que a chance de ganhar apostando números aleatoriamente ou a sequência de 01 a 06 é a mesma?

Antes, que tal um pouco de história? As loterias da Caixa nasceram como monopólio após o decreto presidencial do General Dutra que extinguiu cassinos na década de 1950. De lá para cá, apresentou altos e baixos até a década passada. Foi bastante popular com a loteria esportiva, mas perdeu espaço na década de 1980. Seu grande trunfo à época era a hiperinflação – o que fazia com que houvesse um apelo a mais em prêmios, literalmente, bilionários. Com a estabilidade econômica advinda com o Plano Real, a Caixa Econômica Federal – empresa pública responsável e mantenedora das loterias – teve de achar uma outra forma de fazer as loterias algo atrativo. Nasceu em 1996, então, a Mega Sena – cujo objetivo principal era dar prêmios sempre na casa dos milhões de reais – algo não possível com a Dupla Sena, Quina e outras loterias, que com o real pareado com o dólar, estavam dando prêmios não dignos de loteria.

Contudo, prêmios maiores precisam de chances menores para vencer. Por isso, a Mega Sena tem 60 dezenas – seis delas são sorteadas. Efetivamente, a chance matemática de você acertar essas 6 dezenas é de aproximadamente uma em 55 milhões. Ou seja: se você fizer 55 milhões de bilhetes diferentes (todas as possibilidades possíveis de combinações) você tem a chance de faturar o prêmio. Contudo, isso não seria prático e lucrativo no mundo real, digamos. O bilhete com a aposta mínima (seis dezenas) custa R$ 2,00 (e os prêmios raramente ultrapassam os 110 milhões).

Confira no link mais informações sobre probabilidades de vitória. Por último, uma curiosidade: a probabilidade de um raio cair na sua cabeça é de 10 vezes menos do que a de ganhar na Mega Sena.

Parece difícil, não é?