Projeto Fotográfico: Idiot Box – O poder de hipnose da TV sobre crianças

Fotografia

Experimentos com crianças são sempre muito curiosos. Quem tem filhos ou já teve a oportunidade de ver crianças assistindo programas na TV sabe o quanto elas ficam imersas neles. A atenção dos pequenos se volta completamente à telinha, e quase nada ao redor consegue distraí-las.

A fotógrafa Donna Stevens resolveu capturar esse momento hipnótico das crianças numa série de fotografias que ela chamou de Idiot Box, explorando um pouco do lado negro do nosso amor pela tecnologia.

As crianças, não maiores do que 4 anos, estavam iluminadas pelo brilho azul da televisão bem à sua frente, bocas abertas e olhos vidrados. Dignas de um papel na série The Walking Dead. É assustador e instiga reflexões. “Eu queria que as pessoas pensassem sobre o papel que a tecnologia representa na vida das nossas crianças”, disse Donna.

Donna teve a ideia para este projeto depois de observar seus dois filhos pequenos, que passavam horas assistindo Netflix.A partir daí, ela escolheu algumas crianças entre 3 e 4 anos, coleguinhas de escola de seus filhos e de sua vizinhança.

O processo era simples: sentar a criança em frente a uma TV, ligar o Netflix e deixar que ela escolhesse qualquer desenho que quisesse. Ela pediu a eles que não cobrissem o rosto ou olhassem para a câmera, mas nem precisava se preocupar com isso, pois “Nenhuma fez isso, de qualquer forma”, disse Donna. “Tamanho é o poder da tela.”

Ela se posicionou bem ao lado da TV. Não falou com as crianças enquanto o desenho passava, e elas não falaram com Donna. A única luz vinha da tela, e cada sessão teve a duração do programa escolhido pela criança. As imagens são incríveis.

Fotógrafa cria série de fotos com crianças hipnotizadas pela TV Fotógrafa cria série de fotos com crianças hipnotizadas pela TV Fotógrafa cria série de fotos com crianças hipnotizadas pela TV Fotógrafa cria série de fotos com crianças hipnotizadas pela TV Fotógrafa cria série de fotos com crianças hipnotizadas pela TV Fotógrafa cria série de fotos com crianças hipnotizadas pela TV