Acabou a criatividade de Hollywood?

Posso estar sendo duro e exigente, talvez você nem tenha se dado conta, mas a criatividade do cinema – o americano, das grandes produções – está acabando. Dizem que em time que está ganhando não se mexe, e Hollywood está levando isso muito a sério. Não julgo aqui a vontade dos produtores de ganhar dinheiro. Se estivesse no lugar deles, também gostaria de ficar rico. É aqui que caímos num dilema.

Trailers mostrando o retorno de dinossauros ou de galáxias muito, muito distantes recebem milhões e milhões de visualizações em poucos dias, ou até em poucas horas, e que mensagem isto passa para os produtores senão “A audiência ama quando velhas franquias voltam! Vamos fazer mais!”?

Acabou a criatividade de Hollywood?

A indústria do cinema nos últimos anos resolveu reciclar, refazer, estender franquias já consolidadas. Jurassic Park ganhou uma continuação e fez rios de dinheiro. Star Wars, que já tinha duas trilogias e uma enorme legião de fãs (incluindo este que vos escreve), também terá uma sequência este ano, a primeira de uma nova trilogia, e com certeza encherá os bolsos de uma galera por aí.

Acabou a criatividade de Hollywood?

Dia desses li em algum lugar, não me lembro onde, que dentre 50 franquias mais lucrativas de todos os tempos, 24 tiveram uma sequência cerca de 10 anos depois. Mais um exemplo? Mad Max!

Acabou a criatividade de Hollywood?

Outro ponto é que hoje em dia, não temos mais trilogias, pois o que seria o terceiro e último filme foi dividido em dois. Foi assim com Jogos Vorazes e será assim com Divergente, por exemplo. Mais uma forma de arrancar a grana da galera, que certamente não deixará de ver o final de uma saga depois de ter começado.

Acabou a criatividade de Hollywood?

Os estúdios também esqueceram de finalizar franquias já desgastadas, como Velozes e Furiosos, que já em seu sétimo filme ainda tá longe de enxergar seu final. Vêm mais três por aí! Os Jogos Mortais, que tinham sido dados como finalizados também no sétimo filme, taaambém terão continuação. Já deu, Hollywood!

Acabou a criatividade de Hollywood?

Coincidentemente, quando comentava isso ontem com a esposa numa ida ao cinema, minha teoria acabou sendo corroborada por um trailer que apareceu na tela: Moby Dick também está ganhando uma nova versão.

A sede por dinheiro gera estas sequências, mas por vezes esquece da qualidade. O Exterminador do Futuro, que apareceu em novo filme este ano, recebeu duras críticas, por exemplo. Os robôs gigantes de Transformers também não param de dar as caras – ou latas, melhor dizendo – mesmo sem receber elogios da crítica, pois o público em geral adora o grande espetáculo, cheio de explosões e tiros. A nova versão do Quarteto Fantástico é outra franquia que também recebeu críticas pesadas.

Acabou a criatividade de Hollywood?

Poderia fazer muito mais comentários, mas quero gerar uma discussão com vocês. Exemplos para inspirá-los: Peter Pan, Resident Evil, Missão Impossível, Atividade Paranormal, Busca Implacável, Homem-Aranha, James Bond, Piratas do Caribe, e tantos outros…

Será tudo culpa nossa, afinal?