Grandes finalistas do Concurso dos Bichinhos

Oi, belezuras!

O concurso foi um sucesso! Recebemos mais de noventa tirinhas e foi lindo contar com a participação de todos. Os jurados se divertiram lendo as histórias – e sofreram pra selecionar apenas três interessantes (Eduardo Nasi em e-mail pra mim: “me sinto sórdido de só escolher três…”). Ou seja, todos acabaram destacando várias e o pepino de apontar três acabou ficando comigo. Mas quero salientar que não é uma seleção absoluta. Arte e criação contêm elementos técnicos e outros subjetivos. Levamos em consideração a coerência, concisão, originalidade e a solução humorística do roteiro, além da parte subjetiva – aquele ‘clique’ que dá quando uma tirinha se conclui – que é algo bastante particular, e acabou gerando escolhas bem diferentes por parte do nosso seleto júri*.

Recebemos várias tiras interessantes, algumas bem caprichadas no visual, outras extremamente simples e, ainda assim, com soluções geniais. Foi muito recorrente o uso da metalinguagem (tirinhas falando do próprio concurso), o que, em muitos dos casos, enfraqueceu a historinha.

Também evitei selecionar tiras sobre assuntos “do momento” ou aquelas que só seriam entendidas por uma parte dos leitores.

Mas, blábláblás à parte, apresento a vocês as três tiras escolhidas por mim e pelo júri, contempladas com brindes do site! (Atualizado 21/07/09 – 12h28 :  vejam aqui a galeria com os destaques do concurso).

Fernando Almeida

Tira dos Bichinhos com roteiro de Fernando AlmeidaO Fernando usou o quadrinho da forma original que postei e conseguiu um efeito bastante interessante: deixou a Maria Joaninha sem palavras! Pra mim esse foi o grande “tchan” desta tira. Parabéns, cara!

Kadu Castro

Tira dos Bichinhos com roteiro de Kadu Castro

Kadu conquistou pela surpresa. Comecei a ler a tira pensando que o cara era um inapto em programas gráficos, mas ele deu uma solução bem engraçada para a situação. O texto do balão do Caramelo poderia estar mais bem resolvido, mas mesmo assim não comprometeu o desfecho. Parabéns, Kadu!

Sued Prado

Tira dos Bichinhos com roteiro de Sued PradoA tira do Sued aborda um tema bem diferente da maioria das outras. Texto conciso, delicado e ao mesmo tempo, refletindo muito bem o espírito dos personagens. Parabéns, querido!

Aguardo o e-mail dos vencedores com informações de endereço para enviar os presentes. E, a todos vocês, parabéns pela participação! Já estão no ar as outras tiras finalistas que merecem destaque. E assim que puder, publicarei os arquivos com as demais tirinhas em pdf, para conhecerem todos os concorrentes.

Beijo pra vocês!

E feliz dia do amigo…

Clara Gomes

*o júri: Eduardo Nasi (jornalista e colaborador do universo HQ), Karlisson Bezerra (desenvolvedor web e criador do Nerdson), Maria Clara Carneiro (mestre em literatura e pesquisadora na área de quadrinhos) e Rogério Ortega (jornalista da Folha de São Paulo e autor do blogue PuraGoiaba).