Controlando um PC com um Kinect hackeado

Tech

Boas pessoal, mais um “assunto do momento” pra falarmos aqui hoje. O kinect mal foi lançado e já esta fazendo um baita sucesso, campeão de vendas, de interatividade e de fails (basta procurar por kinect fail no youtube e você dará muitas risadas… =P ). Ele também se tornou uma obsessão para os estudiosos de TI, que querem controlar seus computadores usando o controle do xbox e conseguiram, é claro!

Alguns estudantes do laboratório de mídia do MIT (Massachusetts Institute of Technology) conseguiram hackear o kinect e integrá-lo com o PC usando o sistema DepthJS, que permite que o kinect seja controla via javascript, ele até fizeram um vídeo e postaram no vimeo, veja abaixo.


DepthJS

Eles não foram os únicos a conseguir tal feito, o pessoal da empresa Evoluce, uma empresa especializada em monitores multitouch, também conseguiu o feito e inclusive promete um software para rodar em windows 7.

Vendo toda essa movimentação de profissionais de TI para adaptar seu controle para o PC, a Microsoft ameaçou recriminar, mas por fim viu que isso poderia lhe trazer benefícios e então resolveu apoiar as iniciativas de hackear o aparelho e criar então um driver para pc. Acredito que foi uma decisão acertada, afinal quantas pessoas não irão comprar o kinect para controlar seus computadores sem teclado e mouse, né?! Mais vendas, mais dinheiro pra empresa do Tio Bill. Acho que eles só não esperavam que o kinect ia ser instalado tão cedo em um linux, porém isso já aconteceu; um driver livre foi criado e liberado para download. Você já acha no google muitos blogs mostrando vídeos, alguns inclusive fazendo referência ao filme Minority Report. Até no Mac já instalaram o Kinect, e as impressões de uso dessa tecnologia em um PC são das melhores; é claro que é tudo muito novo ainda, mas existe uma força em massa para que isso se torne mais funcional o mais rápido possível e logo estaremos controlando completamente nossos computadores apenas com gestos e voz. Demais né?!

Abaixo um vídeo do Kinect no Mac:


XBox Kinect running on OS X ( with source code )

Aqui um vídeo do Kinect no Ubuntu:


Compile OpenKinect on Ubuntu 10.10 Maverick | Kinect / libfreenect

Bom galera por hoje é isso, abraços.