10 dicas para acordar mais cedo e levantar da cama de manhã

Dicas

Não tenho hábitos matutinos, confesso. Odeio acordar cedo. Se deixarem, só acordo na hora do almoço. Não tenho certeza se foram os hábitos adquiridos durante toda a vida escolar e universitária, em que ficava fazendo trabalhos até tarde, ou se tenho um espírito de coruja.

Costumo dizer que faltam horas no dia pra fazer tudo que quero. Talvez levantar mais cedo da cama ajude. Mas está cada dia mais difícil vencer a cama, que vence quase todas as batalhas diárias pela manhã.

Reuni 10 dicas para acordar mais cedo e levantar da cama de manhã (algumas que li na internet e outras que eu mesmo pratico) que podem servir pra vocês também!

1. Vá para a cama quando estiver cansado
Você provavelmente já ouviu dizer que deve ir para a cama na mesma hora todos os dias à noite, certo? Sim, eu tentei isso, mas acabei na cama olhando para o teto por algumas horas. Ao invés disso, tente ir para a cama quando estiver cansado. Normalmente isso significa que você vai para a cama praticamente o mesmo horário toda noite. Eventualmente, você acaba entrando num ritmo e isso funciona. Entretanto, nós frequentemente perdemos a hora com hobbies. Não fique acordado além da conta só porque você quer terminar uma missão do seu jogo favorito ou porque tem que terminar um artigo do seu blog (confesso que tenho que praticar isso, hehe).

2. Escolha sua roupa na noite anterior
Honestamente, isso realmente ajuda. Tomar decisões, mesmo que pequenas sobre qual camisa vestir ou que sapato calçar, pode ser bem desafiador nas primeiras horas da manhã. Talvez facilite ainda mais se você tiver um guarda-roupa como os dos personagens da Turma da Mônica.

3. Programe sua cafeteira
Muitos dizem que devemos diminuir a cafeína quando mencionamos o desejo acordar mais cedo. Mas se você não consegue conviver sem seu café matinal, considere comprar uma cafeteira programável e deixe-a pronta toda noite para preparar seu café logo cedo. Não é tão legal quanto a robô Rosie, dos Jetsons, mas chega perto.

4. Programe seu alarme. Do outro lado do cômodo
Eu tenho a incrível habilidade inconsciente de desligar os despertadores ou ativar a função soneca mesmo sem poder. Meu recorde pode chegar a quase duas horas de sonecas consecutivas. Mas a verdade é que cochilar assim é uma porcaria. A qualidade do sono é baixa e não vai te deixar mais tranquilo. Só que meu cérebro fica grogue pela manhã e não é capaz de raciocinar isso logo cedo. A solução é não deixar o alarme na cabeceira da cama. Em vez disso, coloque-o do outro lado do cômodo, de forma que você consiga ouvi-lo e precise se levantar para desligá-lo.

5. Coloque um copo d’água perto do seu despertador
Beba todo o copo d’água logo que você se levantar e desligue o despertador. Depois de uma noite completa de sono, você provavelmente está mais desidratado, e por algum motivo, parece que beber água ajuda o corpo a perceber que está na hora de acordar. Mas tome cuidado se você estiver usando seu computador ou celular como despertador, pois nada arruína um dia — ou o aparelho — como derramar um copo d’água sobre o teclado.

6. Tenha uma boa razão para estar acordado logo cedo
Se você é do tipo de pessoa que consegue saltar da cama de madrugada só porque terá um belo dia pela frente (maldito seja! Hehe), então parabéns. Nós, meros mortais, precisamos de incentivos. Às vezes não é suficiente somente saber que você terá mais tempo no dia. Às vezes você precisa saber como gastá-lo. Lembra-se da dica número 1, quando eu disse para desligar o jogo e dormir? Bem, agora que você acordou mais cedo pode pegá-lo novamente! Se você queria terminar a missão, você tem o tempo para fazer isso agora. Saia para uma caminhada, converse com sua família! Planeje algo divertido e você provavelmente vai sair da cama mais facilmente.

7. Tenha uma biblioteca bem “abastecida”
Se você tem o costume de satisfazer suas necessidades biológicas logo cedo, tenha sempre um livro na sua fortaleza de solidão, ao lado do seu trono. Ler um pouco pode te deixar mais propenso a se animar pelo dia que está pela frente.

8. Faça algo ativo
Fazer exercícios após acordar realmente ajuda a se animar para as tarefas do dia. Faça uma caminhada, uma corrida, vá a academia. Sua disposição será renovada.

9. Passe algum tempo pensando
Pode ser um pouco sentimental, mas tendo um momento do seu dia para refletir sobre a vida, o universo e tudo mais pode ser extremamente relaxante. Refletir sobre os acontecimentos do dia anterior é uma ótima maneira de aprender uma ou duas lições.

10. Escreva alguma coisa
Tentando passar pelo menos alguns minutos da sua manhã rabiscando algumas reflexões sobre os acontecimentos de sua própria vida. Fazer isso, em combinação com a dica 9, pode te ajudar a se renovar e ficar pronto para a jornada de trabalho.

Essas foram algumas das dicas que li e um pouco das coisas que faço. E o que ajuda você a sair da cama de manhã?