Formul�rio de Busca

08/01/09 - 07h05 - Atualizado em 09/01/09 - 15h08

Confira como trocar o estepe e manter o ar-condicionado limpo

Medidas protegem o bolso e a saúde do motorista.
Tire outras dúvidas sobre a manutenção dos carros.

Ricardo Lopes da Fonseca Especial para o G1

Tamanho da letra

Abastecer e lavar o carro são manutenções importantes, mas não as únicas que os proprietários de veículos devem ficar atentos. Trocar pneu, conhecer os ‘sintomas’ de um ar-condicionado com problemas e, até mesmo, saber como conduzir em situações de risco então entre as dúvidas que o G1 esclarece nesta semana para proteger o bolso e a saúde do motorista.

Ao trocar o pneu pelo estepe, como eu posso ter certeza de que ele está bem colocado?
- Ana Garcia

Em alguns modelos existe uma ou duas guias que ajudam a fixar a roda. Com elas, fica mais fácil apertar os parafusos ou as porcas e, também, faz-se menos força para encaixar a roda. Se o seu carro não tiver essas guias, fica mais difícil para encaixar a roda, uma vez que vai exigir força até encaixar o primeiro parafuso, mas também não é o fim do mundo. Ao colocar os parafusos faça-os em cruz. Coloque um em cima e outro embaixo. Depois de fixados com a mão (dê todas as voltas no parafuso que conseguir com a mão) em seguida utilize a chave de roda para terminar o aperto. Olhe a roda que está trocando de frente, quando estiver com os parafusos afrouxados a roda estará inclinada. À medida que for apertando os parafusos ela vai ficando reta. Quando não conseguir mais, abaixe o carro e libere o macaco. Depois é preciso reapertar. Nessa parte, será necessária mais força. Evite ficar curvado, isso pode causar danos a sua coluna. Se ficar em dúvida se a roda está ou não bem encaixada, saia com o carro em velocidade reduzida e quando avistar um posto de combustível, ou mesmo uma borracharia, peça para alguém lhe ajudar e conferir se está tudo em ordem. 

 

O pneu bom não tem que ficar na traseira? Os borracheiros, taxistas, mecânicos e vendedores de lojas especializadas mandam colocar na frente como na matéria acima, mas em outros artigos mandam colocar o pneu bom na traseira. Qual o certo?

- Henrique Burity Theles

 

A questão sobre em que eixo utilizar os pneus melhores sempre intriga os motoristas. O ideal é sempre substituir os quatro pneus usados por outros novos, a fim de manter o melhor desempenho do veículo. Porém, é normal ocorrer a substituição de apenas dois pneus, geralmente os mais gastos. A prática comum de mercado é montar os pneus novos nas posições dianteiras, mas os fabricantes não apoiam essa prática, independentemente do eixo motriz. De acordo com o manual da Pirelli o pneu melhor deve ir atrás pelas seguintes razões:

1 - Melhor resposta nas saídas em veículos de tração traseira;
2 - Melhor aderência em terrenos inconsistentes em veículos de tração traseira;
3 - Melhor dirigibilidade e maior segurança em veículo sobreesterçante, que são aqueles com maior tendência de perder a aderência na traseira (geralmente com tração nas rodas de trás), o que é mais difícil de ser controlado;
4 - Otimização dos freios porque a carga sobre o eixo dianteiro pode vir a ser o dobro daquela aplicada no eixo traseiro, o que justifica a necessidade de ter pneus com maior aderência no eixo menos carregado, para melhor distribuir a ação dos freios;
5 - Melhor desempenho em pavimentos de baixa aderência;
6 - Uma perfuração ou avaria num pneu dianteiro é rapidamente constatada e o controle do veículo é facilitado pela direção. Por esta razão, os pneus novos ou os em melhor estado devem ser montados nas posições traseiras onde a percepção de qualquer problema dessa ordem é mais demorada e onde o controle do veículo também é mais difícil;
7 - Nas situações críticas, como por exemplo, em dias de chuva, uma eventual aquaplanagem em curva é muito mais perigosa nos pneus traseiros do que nos dianteiros. 

Tenho uma Caravan da Chrysler 98 e há cinco dias notei que quando ligo o ar-condicionado, começa a vazar água para dentro do carro. Exatamente essa água começa a pintar em grande quantidade perto do acelerador, encharcando o carpete do lado do motorista. Gostaria de saber de onde vem essa água.
- Marcia


Normalmente, essa água é proveniente do ar-condicionado mesmo. Quando ocorre esse vazamento pode ser alguma sujeira na tubulação do equipamento, que acaba por entupir e, desse modo, a água advinda da condensação do compressor escorre para dentro do carro. Nesse caso, o correto é levar o carro para fazer a manutenção do aparelho. Além de limpar a tubulação, a empresa também vai conferir outros detalhes, como a carga do gás que refrigera o ar e também a condição do filtro. Essa manutenção é indicada uma vez ao ano. Se na melhor das hipóteses não for nada relacionado ao equipamento condicionador de ar, a empresa pode detectar a origem desse vazamento, que pode ser também excesso de sujeira no escoamento de água.

É verdade que devemos esperar o motor aquecer um pouco (chegar próximo de 90ºC) pra ligarmos o compressor do ar-condicionado?
- Rodrigo, Niterói (RJ)

Essa informação não procede. Para ligar o ar-condicionado basta o motor estar em funcionamento. Quanto ao ar quente, aí sim é necessário que o motor esteja aquecido, uma vez que a caloria emitida pelo motor é que vai gerar o ar quente a ser enviado para dentro do carro.

Quanto tempo é necessário para trocar o filtro do ar-condicionado e quando devemos fazer a higienização do ar no carro?
- Reginaldo Campos Reis


É recomendável fazer uma inspeção anual para verificar o filtro, que retém impurezas vindas do ar externo e que também pode acumular fungos, se não for trocado periodicamente. Nessa inspeção é feita a higienização e também é conferido o nível do gás refrigerante. Se ele não estiver em ordem, o condicionador não vai esfriar o interior do automóvel.

Às vezes, mesmo com o ar-condicionado desligado, sai uma corrente leve de ar quente, especialmente em dias mais quentes. O que pode ser isso?
- Alberto


Essa corrente de ar quente nada mais é do que o calor do motor que aquece a tubulação do ar-condicionado. Como a entrada de ar deve ter ficado aberta, esse calor entra no carro. Isso pode acontecer com qualquer veículo, mesmo aqueles sem o equipamento. No caso de carros equipados com o condicionador de ar, o melhor é utilizá-lo, pois além de manter o aparelho em dia, também se evita o surgimento de fungos, que podem contaminar o ambiente e, em conseqüência, trazer problemas à saúde dos ocupantes do automóvel.

Eu tenho um Peugeot 206, quando ligo o ar-condicionado, o vidro fica embaçado na parte de fora. O que eu poderia fazer pra que isso seja concertado?
- Thiago Souza


Isso não acontece sempre, o normal é ocorrer em dias com a umidade relativa do ar em níveis maiores - são aqueles dias que ameaçam chover. Como a temperatura interna do carro é baixa, isso provoca a condensação na parte externa dos vidros, principamente quando se deixa a saída de ar direcionada para o pára-brisa. A primeira coisa é não utilizar o ar nessas condições ou então corrigir a temperatura (aquecendo) para evitar a condensação externa. Não se esqueça de mudar a direção da saída de ar para o interior do carro e não diretamente para o pára-brisa.

Gostaria de saber se, em veículos flex, as concentrações variadas de álcool e gasolina, ao longo do tempo, alteram o funcionamento do motor.
- Nilzo Oliveira Silva

As concentrações variadas de combustível em carros do tipo flex não tende a ocasionar nenhum tipo de problema. Os danos são causados por combustíveis adulterados. O importante é manter a manutenção em dia, ou seja, observar os níveis adequados de óleo e de água do motor, revisar periodicamente os bicos injetores, velas de ignição e filtros (óleo, combustível). Com a manutenção em dia o motor não sofre alteração alguma. Caso contrário, o funcionamento realmente fica comprometido. 


 

Leia mais notícias de Carros

Enviar para amigo

Há problemas com o preenchimento do formulário.

A lista dos campos abaixo e assinalados em amarelo contém erro.

  •  

Há problemas com o preenchimento do formulário.

Preencha novamente o campo abaixo com o texto da imagem.

Sucesso!

Sua mensagem foi enviada com sucesso! Clique aqui para enviar uma nova mensagem ao G1.

Formulário de envio para amigo
  • separar os emails por vírgulas

  • limitado em 600 caracteres


histórico de Tira-dúvidas

  1. » leia todas as notícias de Tira-dúvidas




editorias


G1 especiais


serviços



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade