10 Curiosidades sobre o carnaval

Bom meus amigos leitores, estou entrando de férias hoje e só retorno no dia 2 de março. É o único periodo do ano que eu paro todos os meus afazeres, mas assim que voltar vou trazer muitas novidades para vocês. Aguarde! 😉 Um Grande abraço e confira as dez curiosidades sobre o carnaval abaixo:

1º. Para homenagear o Deus Saturno, havia uma festa na Roma Antiga chamada “Saturnais”. As escolas ficavam fechadas, os escravos eram soltos e as pessoas saíam às ruas para dançar. Carros (chamados de “carrum navalis” por serem semelhantes aos navios) levavam homens e mulheres nus em desfile. Muitos dizem que pode ter sido daí a expressão “carnavale”.

2º. A Igreja Católica se opunha a estes festejos pagãos, mas, em 590, decidiu reconhecê-los. Exigiu, porém, que o dia seguinte (Quarta-Feira de Cinzas) fosse dedicado à expiação dos pecados e ao arrependimento.

3º. De lá para cá, o Carnaval foi mudando aos poucos de cara. Na Idade Média, incluía sátiras aos poderosos. Os foliões se protegiam de possíveis retaliações com a desculpa de que a festa os deixava loucos (“folia”, em francês, significa loucura).

4º. No Brasil o início da festa é conhecido como “grito de carnaval”. Antigamente os clubes promoviam festas pré-carnavalescas com este nome. Nessas festas as pessoas iam fantasiadas e cantavam e dançavam ao som de marchinhas de Carnaval.

5º. A data em que se comemora o Carnaval é definida com base na Páscoa. A Quarta-Feira de Cinzas sempre cai 46 dias antes do domingo da festividade, que é a soma dos 40 dias que antecedem o Domingo de Ramos com os 6 dias da Semana Santa.

6º. Em 1855 houve aquele que foi considerado o primeiro desfile de Carnaval. Uma comissão de intelectuais formou um bloco chamado “Congresso das Sumidades Carnavalescas”. Os participantes foram até o palácio de São Cristóvão pedir para que a família real assistisse ao desfile. Dom Pedro II aceitou o convite. A polícia do Rio de Janeiro autorizou o desfile de blocos pelas ruas em 1889.

7º. Foi na Rua Visconde de Itaúna, próximo a Praça Onze, que nasceu o samba. Uma roda de amigos improvisava versos na casa de uma das moradoras do morro, a tia Ciata (Hilária Batista de Almeida). Em 6 de agosto de 1916, o grupo criou a música O Roceiro, que caiu no gosto do povo. Depois de repetida em outras noites, sempre com muito sucesso, Donga, um dos participantes, resolveu registrar a canção em seu nome, com o título de Pelo telefone. Quando ela foi gravada, em 1917, os outros integrantes do grupo – Germano Lopes da Silva, Hilário Jovino Ferreira, João da Mata, Sinhô e tia Ciata – reivindicaram direitos pela composição. Donga contestou essa versão.

8º. O nome do ritmo é de uma língua africana chamada banto, falada em Angola. Há duas versões para sua origem: ou ela deriva do termo samba (bater umbigo com umbigo), ou é uma junção de sam (pagar) e de ba (receber). Nas antigas rodas de escravos se praticava a umbigada, dança em que dois participantes davam bordoadas um no baixo-ventre do outro.

9º. O Carnaval brasileiro é descendente do “entrudo” português. O dicionário diz que entrudar significa molhar com água, empoar de goma ou talcos, fazer peça. E a farra era esta mesmo. No século 17, os foliões se armavam de baldes e latas cheias de água. E todos acabavam molhados. Até Dom Pedro II se divertia jogando água nos nobres. Acontecia aqui antes do início da Quaresma e durava três dias, do domingo até a terça-feira gorda.

10º. Com o passar dos anos, a brincadeira foi ficando mais agressiva. Água suja, farinha e talco lambuzavam as roupas dos brincalhões. Limões, laranjas e ovos eram atirados em quem estivesse na rua. Logo surgiu uma lei proibindo o entrudo. Em 1854, um chefe de polícia do Rio de Janeiro (RJ) determinou que a partir daquela data o entrudo tinha de “ser seco para não estragar as roupas mais custosas e cuidadas e não provocar desordens e confusão”. O entrudo à seco se transformou no Carnaval.

Fonte: O Guia dos Curiosos

Deixe um Comentário

Comments

  1. […] Lista 10: 10 Curiosiades sobre o Carnaval […]

  2. … faltou falar que é a única festa televisionada bancada pelo tráfico no mundo.

  3. […] Varias Tirinhas Declaração de amor a lá Google Trote – o orgulho de uma classe escrota 10 Curiosidades sobre o carnaval Fake ou muito tempo livre? Crie um avatar animado de sí mesmo usando sua webcam O que é post-pago […]

  4. Boas férias querido!

    Mas lembre-se, sem abusos hein kkkk!!!

    Estarei aguardando o seu retorno!
    Divirta-se!!!!!!!!

    Beijos

  5. vai descansa mané…
    e volta melhor jajaja
    to brincando

    Flws velho

  6. Com relação ao 10:
    e em Olinda tá voltando a ser molhado, a moda aqui é pegar uma pistolinha d’água e atirar em alguém que você está de olho.. se a pessoa retribui, parte pro abraço.. e subseqüente beijo.

  7. boas ferias, volta loooooogo

  8. 11° é chato ¬¬

  9. :D…

    12º é gay

  10. […] um ser imortal no planeta Imagens: Dia Nacional da Roupa Íntima OMG: Tenha medo! Curiosidades: 10 fatos curiosos sobre o Carnaval Vídeo: O poder do […]

  11. 14º no Brasil, é uma chinelagem.
    😉

  12. […] Lista: 10 curiosidades sobre o carnaval […]

  13. Super legal a lista!

  14. oi queria somente corrigir e dizer que em Angola existem por aí 14 linguas Bantu,porque existem diferentes povos bantus…:)

  15. […] iam fantasiadas e cantavam e dançavam ao som de marchinhas de Carnaval. … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

  16. achei isso fantastico

  17. aff não tem nada sobre Samba de Roda! ¬¬’

  18. Esse site foi perfeito para o meu trabalho da escola!

  19. foi muito util para nos concluirmos nosso trabalho

  20. pessima ideia ter pegado deste site as coisas de carnaval

  21. AMEI…me foi muito util as dez curiosidades do carnaval

  22. gotei me ajudou muito tirei nota boa

  23. gostei muito de tudo amei o carnaval de 2011

  24. pinga no carnaval e muito sexooo …

  25. SEMPRE LEMBRE DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS..
    se arrepende antes q seja tarde dimais !!

  26. estou otima no carnaval

  27. “Carros (chamados de “carrum navalis” por serem semelhantes aos navios)

    É cada coisa q o pessoal inventa, não haviam navios na epoca da Roma antiga, como eles vão nomear alguma coisa por ser semelhante a algo q nem existia na epoca?

  28. Valeu me ajudou muito em um trabalho da escola

  29. ‘Muito obrigada’.
    Isso me ajudou muito no meu trabalho de historia.
    Grande abraço.

  30. eu não vou ler isso!coisa chata!

  31. achei bem resumido!!gostei.

  32. […] sobre esse que pode não ser o maior evento brasileiro mas é o mais feliz com toda a certeza, via lista 10.1º. Para homenagear o Deus Saturno, havia uma festa na Roma Antiga chamada […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *