Yakisoba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Porção de yakisoba sendo preparada por um vendedor ambulante em Osaka

Sōsu yakissoba (ソース焼きそば?), também conhecido por yakisoba[1] (焼きそば?), é um prato de origem japonesa, cujo nome significa, literalmente, "macarrão de sobá frito". Apesar de muitos acreditarem que sua origem seja na China, a receita foi criada no Japão, o que geralmente confunde as pessoas é o fato do macarrão ter sido inventado na China, entretanto isso não faz com que todos os pratos da Ásia, que tenham o macarrão como base, sejam chineses.

O prato, conhecido internacionalmente, é composto por verduras que podem ou não ser fritas juntamente com o macarrão e aos quais se agrega algum tipo de carne.

Preparo[editar | editar código-fonte]

Uma porção de yakisoba

O macarrão do yakisoba tem que ser do tipo sobá ou sobá de Okinawa, sendo comum o uso de macarrão do tipo talharim e o do tipo lámen (conhecido popularmente como "miojo"), podendo ainda ser frito ou não.

O chow mein se mostra menos leve e mais gorduroso que o yakisoba, mas o conceito técnico do preparo nada difere com relação ao prato chinês. O que difere são alguns ingredientes mais pesados ou mais leves.[2]

O yakisoba tradicional é, geralmente, preparado grelhando numa chapa com repolho, cenoura, cebola e outras verduras e adicionando carne bovina em tiras e peito de frango em cubos, com óleo de gergelim e regado a molho de soja (shoyu). Depois de acrescentar o macarrão, tudo é bem misturado até que o macarrão frite um pouco.

Finalmente, o yakisoba é posto em pratos individuais, numa porção que costuma ser suficiente para uma refeição completa.

Uma alternativa vegetariana é o yakisoba de legumes,[3] que é preparado sem adição de carnes.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

É um dos pratos mais tradicionais do Mato Grosso do Sul, notadamente na capital, Campo Grande, para onde foi levado por imigrantes japoneses originários da ilha de Okinawa, que chegaram à cidade em 1908, já no primeiro ano da imigração japonesa no Brasil.

Em São Paulo, também é muito popular, sendo que o macarrão sobá (de trigo sarraceno) pode ser encontrado facilmente no bairro da Liberdade. Fora do bairro da Liberdade, o yakisoba é vendido em locais públicos, em barraquinhas rodantes e em lojas especificas de comida chinesa.

Em São Paulo, bem como em algumas partes do Brasil, é servido também em lojas de fast-food e casas de comida oriental delivery

Em Belém, o prato se tornou tão popular que virou opção de comida rápida sendo vendido por várias barracas espalhadas pela cidade.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Dicionário escolar da língua portuguesa/Academia Brasileira de Letras. 2ª edição. São Paulo. Companhia Editora Nacional. 2008. p. 1 308.
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 19 de outubro de 2008. Arquivado do original em 13 de outubro de 2008 
  3. «Cópia arquivada». Consultado em 28 de janeiro de 2007. Arquivado do original em 5 de fevereiro de 2007 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Yakisoba