CeticismoAberto hoje no Programa do Jô

Hoje mesmo, com previsão para ir ao ar às 00h40min na Globo, este escriba que lhes oferece bobagens e críticas participará do programa do Jô! Não percam, foram dois blocos onde conversamos sobre discos voadores, abduções, Projeto Filadélfia, círculos ingleses e muito mais!

Com uma desculpa à nação S&H por não mencionar vocês, era tanta coisa… eu quase ia acabar sem indicar o próprio CeticismoAberto! Acabei mesmo esquecendo de mencionar o grande amigo que me indicou, o Gilmar do e-farsas.com! Quem sabe haja uma próxima? Uma participação já era impossível, duas é só elevar o impossível ao quadrado! Uma com toda equipe do Sedentário, que tal?

Atualizarei este post com os vídeos da participação assim que foram disponibilizados pela Globo.com e no Youtube. Caso goste da entrevista, não deixe de enviar sua manifestação ao pessoal do programa! Caso não goste, não hesite em me enviar suas críticas, reclamações e xingações.

Post atualizado com os vídeos e mais infos para quem perdeu! Primeiro vídeo abaixo, o resto na continuação.

Antes de mais nada, o livro de Carl Sagan indicado é “O Mundo Assombrado pelos Demônios – a ciência vista como uma vela no escuro”.

Os assuntos, em ordem:

OVNIs: Antes de serem Extraterrestres, eram Nazistas, e o extenso dossiê de Kevin McClure sobre o tema em O Mito dos UFOs Nazistas.

Eram os Deuses Astronautas? Há dezenas de artigos com a tagdeuses astronautas” (clique para conferir). Em particular, como mencionado, confira Uma Assinatura na Grande Pirâmide?

Notas sobre a Visão de Ezequiel, complementado por Era a Bruxa Malvada uma Astronauta?

– Dicas sobre como registrar seu avistamento em Investigação OVNI, do pesquisador espanhol Vicente-Juan Ballester Olmos.

– O caso da abdução de Antonio Villas-Boas. O link é uma descrição séria do relato, estamos devendo um texto a respeito em CeticismoAberto. Cláudio Suenaga revisitou o caso recentemente, bem como Martin Kottmeyer, e há vários novos detalhes à história e seu contexto e serem melhor divulgados.

– O livro “A Desconstrução de um Mito”, dos ufólogos Ubirajara Rodrigues e Carlos Reis.

– O caso do implante alienígena no pênis. Outro caso em que ainda ficamos devendo uma cobertura em português em CeticismoAberto, mas o caso é mencionado rapidamente em “O Mundo Assombrado” de Sagan aos mais ansiosos por mais detalhes. O suposto abduzido é Richard Price, e um artigo do mesmo Sagan disponível online, em inglês, também o cita de passagem. O próprio Roger Leir, um podiatra dos mais destacados em explorar supostos implantes extraterrestres, diz que o caso de Price é um dos “mais notáveis”, sem explicar que a análise sugeria ser composto de fibras de algodão.

– A evolução do fenômeno OVNI de acordo com aspectos culturais, de moda, é a própria Hipótese Psicossocial. O historiador mencionado é Rodolpho Gauthier, que desenvolveu sua tese sobre o tema. Parte de seus achados, incluindo o detalhe de “discos voadores” serem promovidos inicialmente no país como com o tamanho de discos de vitrola foram publicados em artigo recente da revista de História da Biblioteca Nacional. Kottmeyer também discorre sobre a metamorfoso constante do fenômeno OVNI em Um Fenômeno Plástico.

– Sobre a exploração irresponsável que supostos “ufólogos” fazem de indivíduos contando fantasias, em nome do sensacionalismo, temos o ensaio de Aaron Sakulich em A Triste História de Jeff. O caso que ele menciona é o do próprio Richard Price, citado anteriormente.

– As sondas anais (ou rectais) são tema comum na literatura ufológica sobre abduções. O próprio Whitley Strieber, famoso autor de Comunhão, diz ter recebido uma sonda e referência ao suposto procedimento foi incluída mesmo na versão em filme de Comunhão de 1989.

– Sobre o Caso Varginha, a referência é o livro “O Caso Varginha”, de Ubirajara Rodrigues. Ao final da obra, Rodrigues deixa claro que embora favoreça a hipótese extraterrestre e que eventos inusitados tenham ocorrido, não pode concluir nada uma vez que toda a evidência disponível são testemunhos. O livro inclui todos os principais relatos, bem como ilustrações feitas pelas testemunhas iniciais, as garotas, do que teriam visto.

Roswell: Avaliando o mito.

– A propósito da origem do termo “disco voador”, Redondamente Errados.

– O filme da Autópsia Alien, Santilli confessa: Autópsia Alien foi uma fraude. Posteriormente também foi lançada a comédia comentada, Autópsia Alien (2006) – O Filme.

O Experimento Filadélfia: História e Mito. E também, Codinome Carlos Allende.

Círculos ingleses. Confira a história dos dois velhinhos, esclarecimentos sobre o panfleto medieval do “demônio ceifador”, como se pode criar tais obras, e a criação do maior círculo em plantação já registrado.

– A primeira foto indicada, o Caso Barra da Tijuca.

– A segunda foto, o OVNI “Nota 10”.

O que é a “Área 51”?

E… isso é tudo, pessoal!

Foi uma enorme variedade de assuntos abordados em meia hora, motivo pelo qual os temas podem ter passado muito rapidamente, mas só temos a agradecer ao Programa do Jô pelo espaço e todo o apoio que compensou um pouco do nervosismo deste que tentou apresentar um pouco do lado crítico a tantos temas.

Recebemos já várias críticas dos que não apreciaram como muitos casos foram motivo de risada, mas como espero que fique claro com a indicação das informações acima, tais casos não foram de forma alguma atípicos, bizarrices selecionadas apenas para chocar. São, pelo contrário, parte destacada da ufologia promovida “muito a sério” pelos que acreditam em tais temas. Que sejam motivo de riso pelo público indica que são mesmo histórias pouco críveis.

Ainda assim, buscou-se também lembrar que há muito de inexplicado no mundo, ainda que o inexplicado não seja necessariamente inexplicável.