Massa cinzenta: Plano de marketing pessoal 2

Massa cinzenta

O primeiro passo para elaboração de um Plano de Marketing Pessoal (PMP) é a de auto-analise. É necessário conhecermos a nós mesmos, e para isto precisamos ser sinceros (e é impressionante como, às vezes, você mente pra você mesmo!

Dessa analise surgirá nossa missão:

1) Missão

Imagine que possui todos os recursos necessários para realizar qualquer coisa na sua vida. Não existem limites para se preocupar. O que você escolheria para a sua vida? Que tipo de trabalho realizaria? Que tipo de família teria? Qual conquista desejaria obter? Reflita sobre as possibilidades e anote-as.

Imagine-se realizando todas essas possibilidades.

O que mais chamou sua atenção? Qual foi o contexto que lhe permitiu experimentar maior realização pessoal? Por exemplo, você pode sentir que ajudar os outros lhe traz imensa alegria; ou que administrar sua própria empresa é a realização mais importante para você no momento.

Em geral, nós já sabemos o que precisamos; o que falta é reconhecer esse sentimento dentro de nós. O mundo em que vivemos é reflexo de nossas escolhas. Por isso, o que você vai escolher daqui para frente? E não tente abafar seus desejos em função de sua situação atual. O potencial do Ser Humano é imenso e capaz de transformar tudo aquilo que desejar. Passo-a-passo, dia-a-dia, você poderá alcançar seus objetivos mantendo o foco e a disciplina.

A missão de uma empresa é a razão de sua existência, que sempre deve ir além de gerar lucro (ou de conquistar bens materiais). E você? Qual a sua razão?

2) Visão

Como você se vê daqui a 5 ou 10 anos? Como você se vê com 80 anos? O que deseja ver realizado? O que deseja ter mudado? Como espera ser visto pelas pessoas de sua convivência? Que tipo de exemplo deseja ser?

3) Valores

Quais valores fazem você parar e pensar antes de agir? E quais você gostaria de inserir na sua vida? São exemplos de valores: honestidade, respeito às pessoas, às lei e ao meio-ambiente, liberdade, fé, boa vontade, fidelidade, amor próprio, entre outros.

4) Política Pessoal

A sua política pessoal é a maneira pela qual irá colocar em prática a sua missão, visão e valores. São algumas regras que você estabelece para si mesmo, de forma a se manter firme no caminho traçado. Por exemplo: suas regras de como administrar as finanças, a metodologia que adota na educação dos filhos, os limites que estabelece entre os amigos e a esposa / o marido.

Acredite: estabelecer regras que orientem suas decisões não só facilita o alcance dos objetivos, como também permite liberar sua mente para coisas mais importantes.

Até a próxima!

eduardoe.franco@gmail.com
http://twitter.com/dudufranco89

Abraços!!!