Como fazer crianças comerem mais vegetais?

Curiosidades,Dicas

Quem tem ou já teve filhos pequenos sabe o quanto é difícil fazê-los comer vegetais, como verduras e legumes. Eu não tenho filhos, mas já estive (e não mudei tanto depois de adulto, confesso) no lado dos pequenos. Os pais sofrem de tanto insistir e tentar convencê-los a comer, mas muitas vezes sem sucesso. Qual a solução, então?

De acordo com uma pesquisa relatada por Christopher Intagliata em um podcast da Scientific American, renomear vegetais com nomes engraçados em cantinas de escolas aumentou a quantidade de crianças que comiam alimentos saudáveis.

Um estatuto chamado Healthy Hunger-Free Kids Act, assinado pelo presidente dos EUA, Barack Obama, exige que haja pelo menos uma porção de frutas ou legumes em bandejas de merenda escolar. Mesmo assim, eles estarem lá não quer dizer que as crianças vão comê-los.

Como fazer crianças comerem mais vegetais?

Uma solução simples que surtiu algum efeito foi mudar a forma como eles são chamados. Por exemplo, em vez de cenouras que tal oferecer “cenouras com visão de raios-x”? Pesquisadores fizeram os testes em cinco escolas de Nova York e constataram que as crianças comeram o dobro da comida favorita do Pernalonga.

Um segundo experimento em mais duas escolas envolveu brócolis e vagens, dois vegetais completamente impopulares. Quando eles foram renomeados para “Pequenas árvores saborosas” e “Vagens Silly Dilly” (não achei tradução para este termo) o consumo novamente dobrou. Estes resultados estão na revista Preventive Medicine.

Apesar disso, nomes legais precisam ser somente uma ferramenta na luta para influenciar as crianças. Isso porque ao final dos estudos apenas 5% delas estavam pedindo por brócolis e vagens, contra os 2% de antes. De qualquer forma, é um começo.

Fonte: Neatorama