Como montar sua loja virtual?

Dicas

A internet possibilita o surgimento de diferentes tipos de negócios. Um deles é o e-commerce. A ideia de montar uma loja virtual é atrativa, pois exige um capital inicial muito menor do que uma loja física. No entanto, engana-se quem acredita se tratar de um trabalho fácil. Como todo empreendimento, as vendas online exigem planejamento, organização e muita dedicação. Listamos alguns dos principais caminhos a serem tomados na hora de montar o escopo de seu projeto.

Questões legais

O primeiro detalhe é prestar atenção é a questão legal. Para abrir uma loja na internet, é necessário cuidar da burocracia. Você vai precisar de um CNPJ, então, deve abrir uma empresa normalmente junto a Junta Comercial, na Receita Federal. Registre a patente de sua marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Fique atento aos impostos. Você vai precisar de um contador para ajudar com a documentação e balanços financeiros. Claro, dependendo do segmento que deseja atuar será preciso autorização de órgãos específicos. Por exemplo, um e-commerce que vende alimentos naturais, precisa de autorização da vigilância sanitária. Esse tipo de cuidado será fundamental. Mas tudo isso leva um tempo, talvez alguns meses. Nesse período de regularização do seu novo negócio, aproveite para cuidar de outros aspectos igualmente importantes.

Domínio e hospedagem

O Segundo passo para montar um e-commerce é a escolha do domínio e da hospedagem. O domínio é o endereço do seu site. Escolha uma palavra de impacto e fácil digitação e que tenha a ver com seu negócio (pode ser que seu nome fantasia precise ser alterado nesse momento), verifique se ele está disponível e registre.

Optar pela hospedagem mais adequada vai evitar a queda de site, demora na abertura de páginas entre outras lentidões. Faça uma estimativa do número de acessos que você pretende ter e verifique se a empresa contratada oferece protocolo de segurança, atendimento em português, preço acessível suporte 24h, ou seja, se é a melhor hospedagem de sites para seu tipo de negócio. Algumas empresas que vendem domínios e hospedagem já oferecem ferramentas para a criação do site, facilitando muito o processo. Caso o orçamento disponível seja apertado, você mesmo consegue montar uma loja visualmente agradável e com as funcionalidades necessárias. Caso haja verba suficiente, é sempre recomendado contratar bons profissionais de design e desenvolvimento de sites.

Definição da plataforma

Outra decisão importante é a escolha da plataforma. No seu planejamento, inclua uma média de produtos que você vai precisar cadastrar no site. Mas encontre uma plataforma que seja flexível – suas vendas devem crescer e você vai precisar de mais infraestrutura. No mercado, existem plataformas gratuitas (limitadas e com pouca customização), de código fonte aberto (gratuitas, mas que demandam conhecimentos específicos, e não têm suporte) e as pagas (com suporte de qualidade e possibilidade de customização da plataforma).

É importante pensar previamente quais formas de pagamento você vai aceitar em sua loja. Há empresas de hospedagem que já incluem serviços como Paypal e pagseguro. Entre em contato com as operadoras de cartão de crédito e faça os procedimentos necessários para oferecer aos consumidores mais opções de pagamento. Invista em procedimento de segurança para o seu site, evitando as indesejadas invasões hackers – e deixe isso claro para o seu cliente através dos certificados de segurança como os selos disponíveis no mercado.

Logística no e-commerce

Não adianta vender, se não puder entregar, certo? A pós venda é de extrema importância, pois compradores satisfeitos voltam e recomendam a loja para os amigos. O boca a boca é fundamental quando se está começando. Faça o cálculo correto do frete e do prazo de entrega e sempre cumpra o que prometeu. Para isso, escolha entre utilizar o serviço dos Correios ou de uma transportadora, levando em conta o custo-benefício de cada um.

Marketing Digital

Por fim, não se esqueça: na internet, a propaganda também é a alma do negócio. Não adianta manter um ótimo site e oferecer um serviço de qualidade, se seus potenciais clientes não chegarem até ele. Invista em anúncios do Google e do Facebook. Mantenha páginas nas redes sociais. Contrate um bom profissional de SEO para que sua loja seja encontrada nos mecanismos de busca da internet e meça os resultados. Umas principais vantagens do marketing digital é que você pode medir tudo em tempo real, realizar teste A/B e mais, impulsionar alterar ou abandonar determinada estratégia.

Se você deseja montar uma loja virtual, sem dúvida precisa se planejar. Esse é apenas um material básico, caso queria deseje um projeto ainda mais completo, busque auxilio de profissionais, como os do Blog Profissionais de E-commerce e Universidade Buscapé.