Os 100m rasos tem limite de recorde?

Curiosidades

Limite 100 metros rasos
Há mesmo um limite? Se sim, qual o menor tempo possível? Fico imaginando até que ponto o ser humano pode chegar. (Esta reportagem foi publicada depois do penúltimo recorde mundial de Usain Bolt)

E não é que o cara bateu o recorde de novo?? E não fique assustado se ele mesmo bater o recorde novamente…

Limite 100 metros rasos

Estudioso acredita que recorde dos 100 m rasos pode chegar a 9s48

O mundo todo ficou impressionado quando, com folga, o jamaicano Usain Bolt venceu a final olímpica dos 100 m rasos e cravou o recorde mundial da distância, com 9s69. Mas, segundo um estudioso norte-americano, a marca da prova mais tradicional do atletismo pode cair ainda mais, chegando a 9s48.

Logo depois do feito de Bolt em Pequim, o professor de biologia Mark Denny, da Universidade de Stanford, propôs-se a estimar qual o limite do ser humano. Depois de pesquisas e análises, concluiu que entre os homens é possível baixas em 21 centésimos a marca feita pelo jamaicano.

“Meus resultados mostram que a velocidade tem limites. Mas não é possível saber o que conta para eles serem atingidos”, afirmou Denny, que publicou seus estudos na revista Journal of Experimental Biology.

Para chegar às suas conclusões o biólogo usou material datado do século 19. E não se baseou apenas em humanos. Ele estudou corridas de homens, cavalos e cachorros. O que o impressionou é que os animais atingiram um limite, enquanto os homens ainda estão em evolução para chegar a isso.

“Em cada caso, é possível definir um limite de velocidade absoluto. E o recorde atual (de Bolt) se aproxima do que se pode prever como um máximo”, disse o professor, de 57 anos. Segundo ele, é impossível prever quais as limitações que ainda deixam o homem deste suposto limite. Mas, diz no estudo, as restrições durante as provas são tanto por fatores físicos quanto por psicológicos.

Para Bolt, ficou claro que o tempo poderia ser mais próximo das marcas estudadas por Denny. Antes do fim dos 100 m rasos, o velocista chegou a bater no peito e comemorar. Segundo outro estudioso, o físico Hans Eriksen, o jamaicano poderia ter cravado 9s55 na final olímpica.

Ele ainda afirma que nos 200 m o menor tempo seria de 18s63, contra os 19s30 feitos por Bolt na China. Já a maratona nunca baixaria de duas horas. Para ele, o limite seria 2h00min47s, frente aos atuais 2min03s59 do etíope Haile Gebrselassie.

Mais recordes

Entre as mulheres, o tempo mínimo nos 100 m rasos pode chegar a 10s39, segundo a estimativa de Mark Denny. Portanto, a distância na categoria feminina de seu limite estaria mais próxima de ser atingida, já que o atual recorde mundial é de Florence Griffith-Joyner, dos Estados Unidos, com 10s49 (1988), apenas um décimo mais lenta.

No entanto, Denny usou o tempo de 10s61, feito pela corredora em outra prova, já que Florence teve uma pequena ajuda do vento para atingir o tempo do recorde. O professor explicou que os tempos mais velozes para as mulheres são sempre “de 9,3% a 13,4% mais lentos do que os dos homens.”

Fonte: Terra

Deixe uma resposta