Boas pessoal, depois de um certo período afastado do blog, por diversos motivos, estou de volta e hoje é pra falar um pouquinho sobre hackers e crackers. Afinal de contas, você sabe qual a diferença? Sempre falamos que quando um computador foi invadido a culpa é de um hacker, mas não é bem assim. Para esclarecer um pouco mais este assunto, veja aqui as definições e as diferenças básicas entre hacker e cracker.
Hacker
São indivíduos que detém um alto grau de conhecimento de tecnologia e segurança da informação. Existem vários tipos de hackers, mas não vou me aprofundar no assunto, os hackers utilizam seus conhecimentos para buscar erros em sistemas de segurança e depois alertam as empresas sobre essas falhas, hoje em dia muitas empresas estão contratando hackers para trabalhar com a segurança de sua informação, tentando assim ter sempre a melhor solução para que suas informações valiosas não caiam nas mão erradas, chamados de Hackers Éticos, esses profissionais avaliam e identificam as ameaças e as vulnerabilidades dos sistemas de segurança das empresas e trabalham para minimizá-los, os hackers éticos costumam dar palestras e escrevem artigos sobre segurança da informação.
Cracker
São indivíduos que também detém alto grau de conhecimento em tecnologia, tal qual os hackers, porém o que os diferencia é que eles usam esse conhecimento para quebrar os sistemas de segurança das empresas e acessam seus dados de maneira ilegal e sem nenhuma ética, visando sempre seu bem próprio, seja vendendo as informações recolhidas ou então danificando os sistemas dessas empresas, causando assim grande prejuízo a quem foi invadido, o cracker é o “bandido virtual”.
Basicamente essas são as diferenças entre os hackers e os crackers.
Nos vemos em breve com mais um post sobre tecnologia. Caso se interessem por algum assunto e queiram que eu escreva sobre isso aqui no blog, por favor mandem suas sugestões nos comentários.