Há, o Leão! Rei da floresta, animal de grande porte, voraz e esperto, um dos seres mais temidos que anda sobre a face da terra – ao menos pelos indivíduos em sã consciência.
Quando o assunto é reprodução, o animal não é fraco não, durante o ano o período de acasalamento da espécie pode acontecer várias vezes. No período de acasalamento os leões chegam a fazer o ato até 50 vezes por dia. Sim, 50! Isso durante uma semana inteira! Em zoológico, já foi observado que a fêmea pode acasalar de 15 em 15 minutos, seja de dia ou de noite.
Depois do acasalamento, a gestação da fêmea dura de 100 a 119 dias e em média a ninhada é de 4 filhotes. A fêmea é muito cuidadosa, ela escolhe um lugar protegido para ter a cria – geralmente cavernas próximas a bebedouros ou rios. Depois de dar a luz aos filhos, ela muda eles de lugar de 3 em 3 dias. Tudo para proteger o animal.
Com 1 ano eles estão prontos para matar sua primeira presa, com 2 para caçar sozinhos e com 3 ou 4, já preparados para a festa de uma semana de reprodução.
Ultimas duas curiosidades. Não é costume, mas pode ocorrer do macho cuidar dos filhotes na ausência da fêmea, enquanto ela caça por exemplo. E o rugido de um leão pode ser ouvido a 9km de distancia!
PS: Vocês já viram um leão branco?
Ele existe! Vejam:
———-
Fonte: Neurônios Hiperativos