5 dicas para vencer qualquer discussão

Dicas

Adaptado de 5 Simple Tricks to Help You Win Any Argument.

Todos nós entramos em discussões de vez em quando, é absolutamente normal, já que convivemos com pessoas diferentes e nem sempre nossas idéias são parecidas. Mas tem gente que extrapola a normalidade e parece sentir prazer em discordar e provocar os outros constantemente.

Nesses momentos, responder às provocações, por mais tentador que seja, apenas alimenta o conflito, frustrando quem não quer brigar e alimentando o desejo por mais brigas da parte de quem provoca.

Para lidar com esse tipo difícil de pessoa, segue abaixo alguns truques:

1. Sorria
Desvie a raiva. Faça perguntas que induzam a outra pessoa a pensar sobre o porquê de ela estar zangada. É muito difícil discutir com alguém que está sorrindo e conversando sem resistência.

2. Faça a pessoa refletir sobre os motivos da discussão
Isto requer sutileza, mas é um truque poderoso contra pessoas extremamente obstinadas, aquele tipo que nunca admite estar errada. Faça perguntas que a manipule até que ela chegue a uma conclusão por conta própria.

3. Admita seus erros
Se você fez algo errado, seja humilde e reconheça seu erro. Aparentemente, soa como “admitir a derrota”, mas na verdade você ganha imediatamente, pois deixa a outra pessoa desprevenida. Agindo assim, normalmente acontecem duas coisas: ou ela se sentirá mal até para levar a discussão a diante, ou não saberá como agir imediatamente, dando-lhe uma chance de dizer algo que conduza a conversa para algo mais produtivo.

4. Cale-se
“Uma das lições da história é que nada é muitas vezes uma boa coisa para se fazer, e sempre uma coisa inteligente para se dizer” – Will Durant.

É uma técnica especialmente forte quando você sabe que está certo e percebe que a outra pessoa também sabe isso, mas não admite. Simplesmente deixe-a falar à vontade até perceber que não está lhe afetando.

5. Não ataque
O que quer que você faça, não ataque a outra pessoa. Certamente você saberá a coisa exata a dizer que baterá no ponto fraco dela. Você pode ser frio e calcular logicamente como destruir o argumento (e a auto-estima) da pessoa ou então seguir as técnicas acima e transformar a discussão em uma aliada, e não em uma inimiga. A escolha é sua.

Fonte: Algumas bobagens

Deixe uma resposta