Você está indeciso? Não tenha tanta certeza

Curiosidades

Quando você se declara indeciso pode estar enganando a si próprio. É o que diz um artigo publicado hoje na revista Science.

Você decide? Não, sua mente decide e lhe conta quando achar que você está preparado para a resposta.

A pesquisa feita pela psicólogia Silvia Galdi, da Universidade de Pádua, Itália, demonstra que a sua mente pode ter tomado a decisão muito antes que você tenha consciência dela.

(Continua)…

Mesmo que você acredite que esteja no controle da situação quando toma decisões, elementos inconscientes já formados pela sua experiência anterior com o assunto estão agindo e determinando como você pondera as informações disponíveis e avalia a situação.

Ou seja, o processo de tomada de decisão é fortemente afetado pelo inconsciente.

Para provar isso, Silva Galdi elaborou testes que forçam a manifestação do que está no inconsciente da pessoa. Os testes exigem respostas rápidas, sem dar tempo para que a pessoa as avalie de forma consciente.

Ela estudou moradores de uma área próxima a uma base militar que estava com um projeto de expansão. Dos 129 entrevistados, 30 se disseram indecisos e foram submetidos aos testes. A pesquisadora descobriu a escolha de 70% deles, antes que eles soubessem dessa escolha.

Então, antes de tomar uma decisão, talvez seja bom perguntar para o seu Self, aquele seu eu interior, que não é tão adormecido quanto parecia. E esperar que ele ache que você está preparado para saber a resposta que você mesmo vai dar a si próprio (duuhhhhh).

———-

Fonte: Sem Rumo

Deixe uma resposta