Manchas no banco

Dicas

Manter o interior do carro limpo, não é preciso de muito esforço e tão pouco exige muito tempo. Muita gente faz do carro uma extensão da academia, padaria e escritório, carregando um monte de coisas e às vezes acontecendo alguns acidentes que resultam em manchas no bando ou no carpete.

Quando derramar algum líquido no banco ou carpete, é preciso agir rápido, retire os resíduos que puder. Use um papel absorvente, como por exemplo, um lenço de papel. Mas somente isso não vai deixar seu carro como antes, é preciso de um cuidado extra para que tudo volte a ser como antes. Existem alguns danos que requerem mais atenção, como os exemplos abaixo:

Risco de caneta

Pegue um pano, umedeça com vinagre branco e pressione a região afetada. Não esfregue, apenas pressione. Não tendo vinagre disponível, use álcool ou acetona. Depois lave a área com água e sabão neutro. Pronto, novo de novo.

Mancha de gordura

Aplique talco sobre a área afetada, deixe agir um pouco, depois limpe com água quente e sabão neutro.

Mancha de chocolate

Endureça o chocolate que está no banco utilizando uma pedra de gelo, em seguida com um pano embebido de vinagre esfregue a região, depois limpe com água e sabão.

Mancha de fruta

Use uma solução caseira formada por uma mistura de água comum com água oxigenada.

Mancha de leite

Passe um pano com a mistura de vinagre branco e álcool, sendo que a mistura terá metade de cada produto. Depois basta passar água e sabão neutro.

Sujeira de animais

Água e sabão neutro resolvem, mas nesse caso é preciso ser muito rápido, pois o maior problema vai ser o mau cheiro impregnado no carro.

Chiclete grudado

Endureça com uma pedra de gelo, retire o chiclete com uma espátula com cuidado. Ou tente usar água quente e sabão.

Se seu carro tem bancos de couro, o procedimento mais adequado é utilizar apenas água e sabão neutro, se for uma sujeira mais grossa, utilize um pouco de água quente.

E nunca encharque o banco do carro tentando limpar, mas se fizer uma limpeza mais severa, vai ser preciso secar muito bem, caso contrário poderá surgir mofo e fungos.

Tente não comer no carro entre outras coisas, para evitar acidentes!

Fontes:
G1
Dirigindo seguro

Deixe uma resposta