Por que temos cabelos brancos?

Curiosidades

Os cabelos brancos são o terror de muita gente. Ser grisalho – a palavra vem do francês gris, que significa cinza – é a sina de todos os humanos, por conta de um fenômeno chamado canície, a perda da cor dos fios de cabelo.

O médico dermatologista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Humberto Ponzio explica que essa é uma área em que se sabe bem menos do que se gostaria. O fenômeno é fácil de explicar: o cabelo esbranquiça porque os melanócitos, células que têm a tarefa de produzir a melanina (pigmento que dá a cor do cabelo e da pele), param de funcionar gradualmente.

A partir dos 30 anos de idade, em média, os cabelos brancos começam a aparecer – antes nas mulheres do que em homens, de modo geral. O principal fator que determina se alguém será mais ou menos grisalho, antes ou depois dos outros, é o hereditário, diz Ponzio. “Eventualmente, todos ficarão. Se vai ser precoce ou mais tardio, depende da herança genética da família”, diz o médico.

Mas os melanócitos também são muito suscetíveis à interferência do sistema nervoso, conta Ponzio. Assim, o stress ou algum tipo de trauma também podem causar o esbranquiçamento. Para quem discorda da idéia de que os grisalhos podem ser charmosos, o problema é que a ciência ainda não compreendeu exatamente como evitar esse fenômeno.

Ponzio conta que pesquisas em ratos identificaram um gene responsável pela liberação de melanina. Quando esse gene é retirado, explica, os animais perdem totalmente a cor nos pêlos. “É por aí”, pondera, “mas ainda não se comprovou que o mecanismo funciona exatamente assim em humanos”, afirma Ponzio. Não adianta: se vivermos o suficiente, fatalmente todos teremos cabelos brancos – mesmo que escondidos sob a pintura.

———-

Fonte: Terra

Deixe uma resposta