Curiosidades sobre o Sumô

Curiosidades

Como todo mundo sabe Sumô é uma luta japonesa onde dois atletas competem num ringue circular.

Como não conhecemos direito a cultura oriental vamos responder aqui algumas perguntas mais comuns sobre este esporte, que é inclusive, praticado também no Brasil.

Por que o lutador de Sumô é gordão?

O atleta não precisa ser gordo para praticar Sumô, porém como o objetivo da luta é desequilibrar o oponente para que ele encoste uma parte do corpo no chão (além do pé), ou empurrar o adversário para que ele saia do ringue, um atleta mais pesado é mais difícil de ser batido do que os magros. Por isso os caras são tão grandes e fortes.

Por que o lutador de Sumô usa aquela cuequinha “fio dental”?

Na verdade aquilo não é uma cuequinha, e sim um faixa de tecido grosso que é enrolada em volta da cintura que se chama mawashi. Tem o objetivo de demonstrar que a luta é feita sem armas, além de proteger as partes íntimas.

Qualquer um pode praticar Sumô?

Sim! Não existe limites físicos, étnicos ou etários. A imagem de que temos é que todo lutador de Sumô tem que ser obesos e que só os japoneses podem, é falsa! Quem vê dura rotina de trinos super pesados fica difícil de acreditar que alguns lutadores estão acima do peso, mas a explicação está na dieta reforçada de 16 mil calorias.

O que fazem estes homens praticarem um esporte tão esquisito?

Pode parecer muito esquisito para nós do ocidente ver homens pelados se agarrando no ringue, mas no Japão é um esporte muito popular e respeitado, e suas competições, que sempre lotadas, são transmitidas ao vivo pela TV. O lutador profissional de Sumô ganha muita fama e dinheiro, e alguns continuam fazendo sucesso mesmo após sua aposentadoria.

Para se ter uma idéia da importância deste esporte, os troféus das principais disputas são entregues pelo primeiro ministro japonês, e não raro pelo próprio imperador. O status alcançado por um atleta no mais alto estágio do esporte, yokozuna, é tão grande que ele vira uma espécie de divindade no Japão. Neste esporte existe uma série de rituais, tradições e costumes bem interessantes, vale a pena conhecer um pouco mais.

———-

Fonte: Tapa na cara

Um comentário

Deixe uma resposta