O site AlfaMotors reuniu uma lista de perguntas para você fazer a escolha correta.
Você pode se dar a este luxo?
Soa óbvio, mas muitos proprietários de carro lutam para honrar financiamentos ou empréstimos, ou acabam em uma situação em que conseguem pagar o financiamento mas não sobra para o combustível e outras despesas, acabando por ter em mãos um elefante branco. Analise as suas verbas antes de ir fazer compras.
Será que o carro vai oferecer tudo o que precisa?
Outra pergunta óbvia. Mas, novamente pertinente, muitos compradores se apaixonam por um determinado modelo e acabam pensando muito pouco sobre a questão do modelo ser prático para eles. Será que o carro que você quer tem lugares suficientes? Tem um bom motor? Será que vai poder atrelar um reboque? você pode adicionar um rack de teto? Será que tem espaço para o seu cão? Existe espaço suficiente para as crianças?
Você pode fazer um seguro?
Verifique com o seu corretor. Os valores costumam variar e são influenciados por vários fatores. Portanto mesmo que o seu próximo carro tenha características semelhantes do seu atual o valor pode subir bastante se for um carro bastante visado para roubo por exemplo.
Será que ele é confortável para você?
Antes de efetuar a compra tome tempo para verificar se o modelo é confortável. A maioria dos novos carros tem assentos com regulagem de altura além da regulagem horizontal e vertical. Peça ao vendedor para lhe explicar todas as possibilidades de regulagem. Em seguida conduza o veículo por pelo menos 30 minutos para se assegurar que a postura de pilotagem é realmente confortável para você. Se for necessário estacione e tente regular a fim de encontrar uma melhor posição de pilotagem.
Será que vai caber na sua garagem?
Não deixe de medir a largura e o comprimento de sua garagem, principalmente se estiver interessado em uma Pick-up.
O carro está no estado que você merece?
É importante verificar com o vendedor e por sua conta se o carro apresenta algum problema mecânico ou elétrico as agências de seminovos e usados costumam fazer uma revisão nos carros para evitar problemas para o cliente, mas é sempre bom verificar. Uma dica interessante para ter uma idéia nos problemas que o carro costuma apresentar e assim identificar pontos a verificar é freqüentar Fóruns, principalmente dos clubes oficias.
E sobre o teste-drive
Grande parte deste conselho ajuda a identificar alguns problemas que podem gerar despesas no futuro. Primeiro, certifique-se se tudo funciona. Empurre, puxe e gire cada controle. Verifique se o rádio eo CD, caso existirem. Ligue o ar condicionado e perceba se ele gela e se cheira bem. Ligue a ignição e verifique se alguma luz de advertência acende.
Inicie o carro a frio. Se o vendedor tem a aquecer os motores de antemão, deve-se suspeitar. Ele pode estar com a bateria velha ou o motor de arranque não estar funcionando bem.
No test-drive pilote com o som desligado procure escutar ruídos, levar um amigo no banco de tráz é interessante para identificar ruídos e analisar o conforto.
Dirija em uma variedade de terrenos, asfalto, paralelepípedo etc. Pare em uma colina e verifique se o freio de mão funciona bem, veja se os retrovisores lhe fornecem uma boa visão de segurança. Em uma rodovia acelere em alto giro e olhe no espelho se há algum traço de fumaça do escapamento isso pode indicar a necessidade de reparos no motor. No final do test-drive verifique se há vazamentos de líquidos e óleo.
Seguindo essas instruções suas chances de comprar um bom carro aumentam.
Fonte: Alfa Motors