10 programas e sites dinossauros da internet

Curiosidades

Programas e sites antigos

A minha história na internet é muito antiga. Me lembro de usar estes programas e sites e acompanhei a substituição de um por um, seja por estarem obsoletos ou por terem aparecidos serviços melhores. Mas me lembro com carinho deles, pois foram as minhas primeiras experiências online! Quem é um dinossauro da internet, como eu, com certeza se sentirá muito nostálgico.

1 – The Palace
The Palace

URL: http://www.thepalace.com/
Lançamento: Novembro de 1995
Wikipedia

Programa de Chat que permitia que várias pessoas se comunicassem num ambiente 2D, em que cada participante escolhia um avatar e interagia com os outros num ambiente com um gráfico de fundo.

2 – mIRC
mIRC

URL: http://www.mirc.com/
Lançamento: 28 de Fevereiro de 1995
Wikipedia

mIRC é um cliente de IRC criado em 1995 com a finalidade principal de ser um programa chat utilizando o protocolo IRC, onde é possível conversar com milhões de pessoas de diferentes partes do mundo. Com ele é possível conversar de forma privada com outro usuário ou entrar em canais, além de diversos outros usos adaptados pelos próprios usuários.

3 – ICQ
ICQ

URL: http://www.icq.com/
Lançamento: 17 de Novembro de 1996
Wikipedia

ICQ é um programa de comunicação instantânea pela Internet. A sigla é um acrónimo feito baseado na pronúncia das letras em inglês (I Seek You), em português, “Eu procuro você”. Algumas de suas inovações eram a pesquisa de usuários, que permitia que os usuários procurarem uns aos outros (Atualmente nenhum outro mensageiro instantâneo faz isso), o modo invisível, além de diversos outros recursos.

4 – Napster
Napster

URL: http://www.napster.com/
Lançamento: Junho de 1999
Wikipedia

Napster, criado por Shawn Fanning, foi o programa de compartilhamento de arquivos em rede P2P que protagonizou o primeiro grande episódio na luta jurídica entre a indústria fonográfica e as redes de compartilhamento de música na internet. Compartilhando, principalmente, arquivos de música no formato MP3, o Napster permitia que os usuários fizessem o download de um determinado arquivo diretamente do computador de um ou mais usuários de maneira descentralizada, uma vez que cada computador conectado à sua rede desempenhava tanto as funções de servidor quanto as de cliente.

5 – GetRight
GetRight

URL: http://getright.com/
Lançamento: 1997
Wikipedia

GetRight é um gerenciador de downloads utilizado para baixar arquivos pela Internet. Foi um dos primeiros a permitir que os usuários parassem seus downloads para continuar posteriormente, o que era bastante útil naquela época em que as conexões não eram nada rápidas!

6 – Netscape Navigator
Netscape Navigator

URL: http://netscape.aol.com/
Lançamento: 15 de dezembro de 1997
Wikipedia

Netscape Navigator foi um browser para internet feito pela Netscape, atualmente com o desenvolvimento descontinuado. Foi lançado em 15 de dezembro de 1997 e foi um dos primeiros navegadores Web, tornando-se o mais usado e mais popular de 1994 até 1999, quando perdeu a concorrência para o Internet Explorer, da Microsoft.
Em maio de 1998, o código do Netscape Navigator – então na versão 5 – foi aberto e o desenvolvimento passou a ser gerenciado pela Fundação Mozilla, sendo “Mozilla” o nome-código das primeiras versões do Netscape, e passou a tomar o nome de “Mozilla” a partir de 2002, e posteriormente SeaMonkey. A Netscape foi posteriormente vendida para a AOL, que passou a assumir o desenvolvimento do navegador até a versão 9, quando então foi descontinuado. Do código do Nestcape derivou o Firefox, também desenvolvido pela Fundação Mozilla, atualmente o segundo navegador mais popular entre os usuários, após o Internet Explorer.

7 – Cadê
Cadê

URL: http://www.cade.com.br/
Lançamento: Setembro de 1995
Wikipedia

O Cadê? (atualmente, Yahoo! Cadê?) foi a primeira empresa brasileira no ramo de buscadores, fundada em meados de setembro de 1995 por Gustavo Viberti e Fabio Oliveira. O Cadê? se propunha, com sua equipe e os seus usuários entrarem na página e cadastrarem seus sites, produtos ou serviços. Era como um repositório da Web do Brasil. E conseguia suprir as necessidades dos usuários brasileiros.

8 – AltaVista
AltaVista

URL: http://www.altavista.com/
Lançamento: 1995
Wikipedia

O serviço Altavista surgiu em 1995, como o primeiro índice da Web na Internet. Oferecido pela empresa Digital Inc., foi o primeiro a oferecer recursos de pesquisas em vários idiomas, o primeiro a oferecer pesquisa de imagens, vídeo e áudio, e atualmente pertence à Overture Services Inc. O Altavista, inversamente ao Cadê, buscava as informações e atendia às necessidades dos usuários. O site usava bots com uma inteligência regular para capturar dados da Web e repassá-los aos usuários.

9 – ZipMail
ZipMail

URL: http://www.zipmail.com.br/
Lançamento: Agosto de 1998
Wikipedia

O Zipmail foi um dos primeiros serviços de e-mail gratuito brasileiro, criado como parte do portal Zip.net. O ZipMail foi um sucesso imediato. Porém, lançado em agosto de 1998, quase foi vítima do próprio sucesso. Era esperado, na melhor das hipóteses, obter 300 mil usuários em um ano. Em oito meses, tinha-se 1 milhão. Chegou a se conseguir a adesão de até 11 mil usuários num único dia. Tudo isso num país que, na época, tinha no máximo 3 milhões de internautas. Foi uma operação de guerra, para fazer o sistema agüentar. O portal foi montado. Alguns meses depois, o Unibanco os procurou, propondo comprar 11% do negócio, o que os possibilitou continuar crescendo.

10 – ZAZ
ZAZ

URL: http://www.zaz.com.br/
Lançamento: 1º de dezembro de 1996
Wikipedia

ZAZ foi um portal de Internet fruto da união do provedor Nutecnet e da RBS TV. Foi ao ar em 1º de dezembro de 1996 e antecedeu o portal Terra, resultado da compra do ZAZ pela empresa espanhola Telefónica.
Inovou a Internet brasileira apresentando entre outras coisas: novelas feitas exclusivamente para a Internet, ensaios sensuais e chat. Era o primeiro portal de Internet brasileiro 100% estável e confiável. Por muito tempo foi usado pelos brasileiros que se encantavam com as maravilhas que a Internet apresentava aquele momento. Logo tornou-se o Terra, um dos maiores grupos de Internet do Brasil. Antigamente, conhecido como NutecNet, era o provedor de 95% dos brasileiros conectados a web em meados de 1996. Servia como autenticador de modems até 56k e ISDN 128k.

  • Rodrigo Piva

    Parabéns pela seleção! Tenho saudade dos tempos de ICQ e Napster! hehe

    Abraços

  • Vivi Maurey

    Risos!! Nossa, eu sinto falta do ICQ, bons tempos… e mIRC!

  • Felipe Feitosa

    usem o paltalk, é tão antigo quanto o icq e é bom bagarai…. rssrrsrsrsrrs

  • mandinhabhz

    Posso me considerar uma dinossaura, já usei grande parte desses serviços. Tenho saudade da época do Mirc, icq e zipmail. (saudade da época, não dos serviços! hehe). Lembro tb que detestava o Netscape, só dava erro!

    Gostei da coletânea.

  • Red Hair

    bom tempos esse…..usei muito a maioria desses programas..hahahahahahha

  • Lucianaweb

    Eu adorava o Altavista. O ICQ só conseguia falar com estrangeiros rs rs

  • Railan

    Caramba, minha infância isso aí! Passei por todos, menos o The Palace. Sinto realmente falta do ICQ, prefiro ele que o MSN :\ Mas ninguém mais usa, ainda lembro do meu ICQ direitinho 😐

  • Calcinha Suja

    Não conheco metade desses programas.. mas poxa.. "Cade" cara, eu ja usei isso XD .. amm.. ICQ .. tb usei .. momento nostalgico x3

    http://calcinhasuja.wordpress.com/

  • Pedro Sá

    Também tenho saudades do ICQ e lembro meu número até hoje…

    Infelizmente na época roubaram meu número (não sei como o FDP fez isso!!) e acabei me rendendo ao MSN pouco tempo depois…

  • j. noronha

    Altavista! Dia desses me surpreendi ao ver que ainda existe. Primeiro buscador que usei ao entrar na faculdade. Tempo em que uma foto demorava 3 minutos para carregar, hehe…

  • Filhas da PUC

    Caraca! Hoje mesmo eu lembrei do cadê e entrei no site pra ver no que tinha dado. Muito boa a seleção. Nostálgica mesmo!

    Filhas da PUC
    http://www.filhasdapuc.com

  • Anonymous

    Realmente nostalgico…O ICQ ainda é muito bom.
    Só faltou os programas do lado negro da força como brute force…hehe

  • Anonymous

    160413961…esqueci de postar meu número do ICQ.

  • Anonymous

    Viagem no tempo

  • Li

    Sou da época que meu ICQ tinha 5 digitos! Animal! Puta saudade!

  • comÉx

    pqp… estou ficando velho… cacetada, usei tudo isso =/

    http://www.uteisefuteis.com.br

  • Márcio Lima

    Tem tantos que eu gostava. iMesh foi um que utilizei muito…Com relação a sites tenho a dizer que trabalhei em um dinossauro da web: o Superdownloads…rs

  • odin

    Parabens pelo blog e por esse resumo de programas , lembro-me com carinho tbm d todos!
    Se eu pudesse, estaria usando o icq e o mirc ate hj…

    Um q valeria a pena constar ai eh o Audiogalaxy , um compartilhador d musicas, veio depois do napster, durou pouco tempo tbm…

    abraço

  • Anonymous

    Puts, viagem total… meu icq tbm tinha 5 dígitos…

    E o 1ro contato com a Internet foi na Faculdade, onde o diretor de tecnologia nos apresentou um fio na parede… nem pc conectado tinha. E toma buscar como fazer funcionar…

    Algumas coisas dá saudades outras medo! ahahhahah

  • cpdbolinho

    show! utilizei todos estes ahuahuahu

    velho usuário de internê

    e 13 anos de IRC =D

  • VIDEOS INCRIVEIS

    Cara, túnel do tempo. Manero.

  • Pedro Sá

    Pô, Márcio, Superdownloads também é bem antigo, né? Só que os que mais me marcaram foram esses aí. E o iMesh veio depois do Napster, né? Também cheguei a usá-lo, mas nem era tão bom quanto o outro.

  • Thiago Mancini

    Cara, muito bom esse post! Utilizei todos esses programas, principalmente o ICQ. Confesso que nem lembrava mais do AltaVista, mas utilizei bastante, antes de conhecer o Google. Valeu.

  • Zitos

    Show de bola!! Eu gostava do ICQ.. huahuahua

  • Pingback: Talita Vasconcelos()

  • Pingback: RaFaeL()

  • Anonymous

    Vamos instalar o icq e usa-lo.. quem tá dentro?

  • Adriana

    Interessante como uma marca aparece e se estabelece, a internet é uma ferramenta fortissima.
    Quando eu crescer, quero ser como eles.

  • Pingback: Sayonara Siota()

  • Letícia Godoy

    Nossaaaaaa qta saudade, ainda lembro do meu ICQ ecoando pela casa AÓUUUUU hehehehe.
    Mas o Mirc, aaaaaa o Mirc, não tinha chat melhor que esse e pra mim nunca mais teve. Grande companheiro dos meus momentos de solidão qdo mudei de cidade e não conhecia ninguém aqui. Aaaaaa e tem mais ele foi responsável pela minha mudança de estado civil tb rsssssss, conheci meu marido no final de 2004 no Mirc. Nossa muita saudade mesmo, fiquei totalmente nostalgica rssssssss
    Parabéns pelo post

  • Petter

    Eu utilizei todos os serviços e programas listados acima e ainda é interessante como vemos a evolução da Internet.
    Quem será o substituto do MSN nos próximos anos?

  • Pingback: Q_interessante()

  • Pingback: Diego Toldo Ferreira()

  • Pingback: Diogo Pretto()

  • Pingback: Diego Dacal()

  • Pingback: Thiago Zucarini()

  • Pingback: LUCIANE()

  • Sifu

    Verdade, bem legal do 2 ao 7 usei todos, ainda uso Mirc para downloads rah Getright, melhor dos 10.

  • Pingback: Laura()

  • http://edaioproblemaeseu.blogspot.com Lucas Rodmo

    Maneiro, a maioria nem conhecia…

  • Pingback: Pedro (Blog Ideias)()

  • Pingback: CurioLinks 2009 | 4 de Setembro()

  • Pingback: 10 programas e sites dinossauros da internet | Livros e afins()

  • Pingback: Dicas de 12.9.2009 a 15.9.2009 | Livros e afins()