10 mitos e verdades sobre computadores

Curiosidades

10 mitos e verdades sobre computadores
Você sabe os cuidados que deve ter pra manter o seu computador funcionando perfeitamente? Quando digo cuidados, não estou me referindo a antivírus, firewalls e etc, e sim aos cuidados físicos.

Vejam essas dicas interessantes e úteis para manter o seu computador sempre em ótimo estado!

01 – Faz mau ao computador ter ímãs colados à CPU.
Falso
Nenhum problema com a CPU, mas não podemos dizer o mesmo do monitor, desgasta suas cores. Evite a qualquer custo utilizar equipamentos imantados muito próximos aso monitores pois as cores podem resultar distorcidas.

02 – Empurrar o cd com o dedo para inserí-lo na CPU é prejudicial ao equipamento.
Falso
Nada a ver. Nada irá acontecer se você empurrar com uma força normal. Foi feito exatamente para isso.

03 – Água ou café derramada sobre o teclado pode arruinar seu funcionamento.
Verdadeiro
Estragam as trilhas metalizadas que estão embaixo das teclas. Podem criar um curto-circuito e queimar.

04 – É necessário ter espaço entre o monitor e a parede atrás dele.
Falso
Monitor não é geladeira. O ambiente em geral deve estar ventilado, mas não é indispensável que seja muita a distância. É muito pior ter outro monitor atrás (como acontece em muitos escritórios) porque pode haver o risco de ter interferências entre os computadores.

05 – Quando o computador passou a noite toda ligado é melhor desligá-lo e voltar a reiniciar.
Falso
Pode seguir ligado sem problema algum. Ainda que pareça o contrário e dê vontade de desligá-lo um momento para que descanse, seguindo a lógica humana, o HD dura muito mais se permanecer ligado e não sendo o tempo todo ligado e desligado. Por uma qüestão de economia de energia não convém deixar ligado por vários dias, mas se não levarmos em conta o fator do aqueciemento global seria muito melhor para o PC nunca desligá-lo. Eles foram criados para isso.

06 – Gasta mais energia ao ser ligado do que em várias horas de uso.
Falso
Ao ligar não consome tanto como para superar as horas de funcionamento. Ao desligar poupa-se energia e se permanecer ligado gasta, como qualquer outro eletrodoméstico.

07 – Faz mal ao computador ter algum celular por perto.
Falso
Sem problema algum, no máximo um ronco provocado pela interferência de uma chamada.

08 – Depois de desligar o computador é melhor deixá-lo descansar uns segundos antes de voltar a ligar.
Verdadeiro
É recomendável esperar no mínimo alguns segundos antes de voltar a ligá-lo. 10 segundos deve ser o suficiente.

09 – Mover a CPU quando o computador está ligado pode queimar o HD.
Falso
A força centrífuga (uma pseudo-força, antes que alguém reclame) com que gira o HD é tanta que não acontece nada ao se mover a CPU. Muito menos ainda em se tratando de um notebook, porque eles foram feitos para isso. Mas é lógico que você não vai sair por ai dando “porrada” no equipamento, né?.

10 – Pelo bem do monitor, é conveniente usar protetor de tela quando não está em uso.
Verdadeiro
Porque o mecanismo do protetor de tela faz com que o desgaste das cores da tela seja uniforme. Ao renovar as imagens constantemente, não se gasta num mesmo lugar.

Fontes:
Insoonia
Clube da Zueira

7 comentários

freudflintstones.com

interessante…
mas devo discordar do mito numero 09-
pois movimentar o cpu enquanto estiver ligado, pode sim danificar o HD. não que aconteça sempre, mas pode acontecer… dependendo da força, velocidade com que a cpu for deslocada, a agulha pode tocar no disco do hd, arranhando e danificando alguns clusters…

Responder
Anonymous

o problema está no HD, se houver muita vibração ele pode parar de funcionar. Mas ninguém vai usar o pc dentro de um carro em uma estrada extremamente esburacada, a menos que você consiga ler! Os novos notebooks vem com hd sólido (SSD memoria flash)
os problemas do monitor sao para os de tubo, nao há nenhum problema para os de lcd (talvez pressionar um objeto contra a tela causando aquela tipica deformação possa ser prejudicial)
Um computador bem ventilado é um computador bem cuidado, entao fica a cargo do dono, deixar ou nao espaço atrás. ele pode aquecer de mais, principalmente se a ventoinha reutiliza o ar que vem de trás, já aquecido

Responder

Deixe uma resposta