Como nascem os congestionamentos?

Curiosidades,Video

Se você dirige, provavelmente já ficou preso num engarrafamento. Se já ficou preso, com certeza ficou impaciente, revoltado, inconformado ou até indiferente, ouvindo uma musiquinha. Mas já parou pra pensar, ou melhor, enquanto estava parado já pensou como é que o trânsito que parecia fluir tão bem de repente fica congestionado? A universidade japonesa de Nagoya fez um experimento muito legal sobre isso: colocou 22 carros, em círculo, dirigindo a uma velocidade constante de 30 km/h.

Esse fenômeno é um mistério até para os cientistas de trânsito, que vivem fazendo estudos para descobrir, afinal, de onde vêm os tão frequentes engarrafamentos.

A ideia do experimento da universidade era que, se os carros mantivessem a velocidade de exatamente 3 0km/h poderiam continuar andando para sempre, sem surpresas.

Depois de algumas voltas, no entanto, os carros começaram a diminuir a velocidade, sem motivo aparente, e alguns tiveram até que parar por alguns segundos. A razão? Um ou outro carro deve ter desacelerado um pouco, fazendo com que o carro de trás tivesse que fazer o mesmo, e o de trás, e o de trás, e assim por diante. O resultado: congestionamento! Veja o vídeo:

Interessante, não é? Qualquer coisa que altere a dinâmica do trânsito acaba gerando consequências bem maiores. Quando estiver dirigindo, pense nisso. Tente colaborar com os outros motoristas, dirija com mais cuidado, preste ainda mais atenção. O trânsito depende de você TAMBÉM!

Fonte: Trânsito + Gentil

3 comentários

Deixe uma resposta