A incrível e luxuosa prisão norueguesa de Halden

Curiosidades

Quer ficar longe do estresse da vida diária pelos próximos cinco a dez anos? Então esta prisão em Halden, na Noruega, é especial para você! A prisão de Halden mantém 252 detentos e é hoje a segunda maior da Noruega. Ela custou 1,5 bilhões de coroas (252 milhões dólares) e levou 10 anos para ser concluída. É uma linda estrutura ultra moderna perto da fronteira com a Suécia, composta de celas organizadas em unidades de 10 a 12, como um dormitório de faculdade.

Mas as celas são melhores que muitos dormitórios, já que cada uma delas tem um banheiro, uma televisão de tela plana, e algumas sequer têm barras nas janelas.

Mas o que dizer sobre as instalações? Alguns dormitórios de faculdade têm mesas de totó (também chamadas de pebolim) e máquinas de venda. Esta prisão não pode ser muito melhor que isso, certo? Errado! Halden tem um ginásio, sala de treinamento, capela, biblioteca, salas de visitas da família, campo de futebol, uma escola, e mais inacreditavelmente um estúdio de som.

Mas um dos aspectos mais impressionantes é o design bem diferente das tradicionais prisões norte-americanas. Halden não se priva de cores vivas e alegres, e gastou cerca de US$1 milhão para contratar um grafiteiro chamado Dolk para pintar belas imagens nos muros de todo o terreno.

Tudo que eles procuram por lá é a reabilitação dos presos, e não necessariamente punir os criminosos. Tá certo que nós devemos ter ética e tudo mais, mas é estranho pensar que uma prisão é mais luxuosa que as casas e apartamentos de muita gente por aí, não é?

Fontes:
Damn Cool Pics
Halden Prison

12 comentários

Deixe uma resposta