Minas é sua liberdade!

Outros

Minas Gerais é notoriamente um estado com enorme potencial para o turismo. Seja por suas cidades histórias, suas belezas naturais ou vida noturna agitada, Minas se destaca na diversidade de atrativos turísticos.

Para impulsionar ainda mais a atividade, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas GeraisSETUR desenvolveu uma campanha com duas ferramentas de comunicação digital.

Pensando numa forma de se conhecer o projeto, nasceu o hotsite que auxilia o usuário a descobrir seu perfil de turista. De uma forma descontraída e bem humorada, o Tourist Analizator (www.touristanalizator.com.br) classifica o visitante em cinco tipos: Zen, Boêmio, Rural, Antenado e Aventureiro. E inova na maneira de traçar o perfil sem utilizar questionários, analisando para isso informações e comportamentos de seu Twitter. São examinados os últimos 100 tweets, levando em consideração certas palavras-chave, a cor de fundo da página, dentre outros aspectos. Um perfil no Twitter que apresente várias vezes as palavras “noite”, “cerveja”, “agito”, “buteco” pode ser entendido como um turista Boêmio, por exemplo. Já se as palavras-chave forem “meditação”, “relaxar”, “vegetariano”, “incenso” e a cor de fundo verde claro, o turista está mais próximo de ser Zen. Após a análise, ele recebe em formato de animação o perfil que mais combina com suas características. O usuário pode também convidar seus amigos do Twitter para participar da brincadeira e conhece outros perfis iguais, o que favorece a interação.

Tourist Analizator

Partindo do princípio colaborativo do Wikipedia (a “enciclopédia viva” digital mais conhecida da Internet) em que os usuários criam e modificam o conteúdo, foi criado o site Wikiminas (www.wikiminas.com.br), espaço destinado a identificação de novos destinos, planejamento e organização de viagens, além de possibilitar a busca de informações e troca de experiências sobre roteiros turísticos. Dessa forma o turista pode adicionar dados relevantes sobre algum local em Minas Gerais que tenha visitado, como hotéis, restaurantes ou atrativos culturais. Saber da experiência de alguém garante mais confiança e até mesmo certa proximidade ao turista que deseja conhecer o mesmo destino. A credibilidade e qualidade das informações são garantidas pelos próprios colaboradores e por pessoas que validam o conteúdo. No Wikiminas é possível navegar tanto pelos destinos como pelos perfis de turista.

Wikiminas

Com duas iniciativas arrojadas, a SETUR apresenta uma Minas que vai muito além do pão de queijo, conseguindo atrair para o estado um número cada vez maior de turistas.