Netiqueta: Internet também requer bons modos!

Dicas,Tech

Boas povo, todo mundo que usa internet deve saber que devemos ter bons modos, tanto em casa quanto na web. Com educação tudo se torna mais fácil. Você sabe o que é Netiqueta? Nada mais é do que o manual dos bons modos na internet. Por exemplo: escrever com caixa alta na internet é o mesmo que gritar, então o uso desse recurso deve ser ponderado e apenas para destacar algo importante. Não é apenas com as letras em maiúsculo que devemos tomar o certo cuidado, então vamos lá.

Pensa se você iria gostar de uma pessoa entrar na sua casa gritando e falando o que pensa; você não gostaria, né? Pois é isso que acontece sempre que alguém escreve em caixa alta (com o Caps Lock ativado).

O QUE É NETIQUETA

Netiqueta é uma palavra derivada de net (palavra em inglês que significa rede) e etiqueta (palavra que significa um conjunto de normas e condutas sociais), e trata de um conjunto de regras que visam evitar mal entendidos nas comunicações online, seja por e-mail, fóruns ou chat. Vale ressaltar que essas regras não são oficiais, não foram escritas por nenhum órgão regulador e não estão documentadas em nenhum lugar, elas estão sendo criadas de maneira voluntária pelos próprios usuários da internet, afim de manter “certa organização” no mundo digital também.

COMO AGIR QUANTO ESTIVERMOS ONLINE

Para que as coisas fiquem mais organizadas, as regras estão sendo criadas e subdividas em categorias: Mensagens instantâneas, Fóruns (ou Lista de Discussão, como queira) e E-mails.

Mensagens Instantâneas

Quando estivermos em conversas por Mensagens instantâneas (MSN, Skype, Gtalk, etc) podemos seguir alguns passos para uma boa conversa e não enviar mensagens em caixa alta; evite enviar uma mensagem em mais de uma linha, usando a quebra de linha como se fosse uma vírgula, isso causa prejuízos a rede como um todo, além de ser um incomodo a quem lê; Use o status do seu menssageiro para que seus contatos saibam se você esta ou não em frente ao seu computador, caso vá sair da frente do computador para uma reunião ou qualquer outro motivo, coloque seu menssageiro em ausente ou ainda pode colocar como ocupado para que as pessoas não fiquem horas esperando uma resposta sua sem saber se você leu ou não a mensagem enviada; use emoticons com moderação, essa funcionalidade é para determinar uma emoção, portanto não há necessidade de enviar emoticons a cada frase, apenas faça para que a pessoa entenda se você esta ou não feliz com uma situação, por exemplo.

E-mails

Quando for encaminhar um e-mail recebido (tipo e-mails humorísticos), retire do corpo do e-mail os endereços de e-mail de outras pessoas que receberam o e-mail junto com você, ou antes de você; ao inserir seus contatos use o campo cópia oculta (BCC ou CCO) e não o campo para (TO), assim todos receberão, mas não saberão quem mais recebeu, isso ajuda a diminuir o spam na rede, pois assim os endereços de e-mail não circulam pela internet chegando as mãos de spammers; antes de encaminhar um e-mail certifique-se que a pessoa que vai receber se interessa pelo conteúdo do e-mail; evite usar caixa alta e cores para que não seja interpretado de maneira errônea, use isso apenas para destacar partes importantes de um texto.

Fóruns

Quando estiver em um fórum ou lista de discussão comece do básico e seja respeitoso com os integrantes desse fórum, para ser respeitado e respondido; assim como nos outros meios eletrônicos citados, evite usar caixa alta em todo o texto, use apenas para destacar pontos importantes de seu texto; evite repreender as pessoas, esse é o trabalho do moderador, caso não seja você deixe que o moderar repreenda essas pessoas; não use palavrões e não ofenda as pessoas que estão na discussão, isso só irá gerar mais desacordos e mudará o foco do post; antes de postar uma dúvida, certifique-se que isso já não tenha sido postado no fórum, faça uma pesquisa detalhada antes de postar; caso você esteja respondendo a uma pergunta, só o faça se tiver a resposta, evite usar os termos “procure no google”, “deixe de ser preguiçoso”, etc., assuma que se a pessoa perguntou é por que já procurou e não conseguiu resolver seu problema, ou não entendeu como resolver com as respostas encontradas, procure sempre ser útil em suas respostas, as dicas postadas poderão ser usadas por muitas pessoas com a mesma dúvida postada.

Bom pessoal, essas são algumas dicas que eu recomendo usar na internet para que tenhamos um convívio digital mais tranqüilo. Grande abraço a todos e um bom feriado!