Hits Music

Hits Music: Vander Lee – A cara da música mineira

Variedades

Buenas caros internautas,
Depois de uma pequena pausa estamos de volta com mais uma edição do Hits Music aqui no Blog Idéias.

E na edição dessa semana trouxe pra vocês um cantor e compositor que é a cara da música mineira. Estou falando de Vander Lee.

Assim como de um grande número de músicos, a carreira de Vander Lee foi iniciada nos bares da vida. Após várias apresentações, em 1987, o cantor fez sua primeira apresentação com músicas suas no projeto ‘Segunda Musical’ no Teatro Francisco Nunes. Nos anos seguintes se apresentou mais em bares que em palcos, até que em 1996 ganhou o segundo lugar do festival ‘Canta Minas’ realizado pela Globo Minas com a música ‘Gente não é cor’. Esse foi o impulso necessário para o artista produzir seu primeiro cd independente, assinando ainda como Vanderly no ano de 1997. Depois de várias tentativas, foi sugerido o nome Vander Lee, que o acompanha até hoje.

O cd não obteve uma venda significativa, mas conquistou os primeiros fãs do cantor. Em novembro de 1998 Elza Soares conheceu o trabalho do artista e incluiu a música ‘Subindo a Ladeira’ em seu repertório de show. Vander Lee a convidou para assistir um show seu em BH e ela além de vir, dividiu o palco com ele. A partir daí, ele realizou várias participações nos shows de Elza em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Seu segundo cd, ‘No Balanço do Balaio’ foi lançado em 1999 pelo selo da Kuarup, com participações de Mauricio Tizumba, Tambolelê, Raquel Coutinho e o pai do cantor, José Delfino. O disco rendeu boas críticas e circulou timidamente por Minas, Rio e São Paulo. Vander sentiu uma movimentada em sua careira após várias cantoras gravarem suas músicas, como Rita Ribeiro, Gal Costa, Emilinha Borba, Lúdica Música, Alcione, Leila Pinheiro, Paula Santoro, Margareth Menezes, Eliana Printes, Luiza Possi, Selmma Carvalho e entre outras. Até hoje um grande número de mulheres gravam suas canções.

Em 2003, o terceiro cd nasceu de uma temporada de shows feita por Vander Lee em Belo Horizonte, no teatro Chico Nunes.  O cd se chama ‘Ao Vivo’ e contou com a participação de Elza Soares e Rogério Delayon.  A Indie Records vendo o potencial do disco resolveu distribuí-lo. O trabalho foi um sucesso e rendeu ao artista muitos shows pelo Brasil, além da possibilidade de lançar em 2005 o cd ‘Naquele verbo agora’, mais romântico e levemente pop. Com esse disco, Vander Lee foi finalista do “Prêmio Tim de Música”, nas categorias Melhor Disco e Melhor Cantor da Canção Popular.

Em 2006, Vander Lee gravou o cd e DVD ‘Pensei que fosse o céu’ no Grande Teatro do Palácio das Artes, em um show emocionante, com uma banda de peso e a participação de Zeca Baleiro. Além disso, gravou também seu segundo DVD, o ‘Entre’, um acústico com convidados (Renato Motha, Regina Souza, Maurício Tizumba) que será lançado em breve.

No ano de 2007, Vander Lee fez turnê pelo Brasil com o disco ‘Pensei que fosse o céu’ e conquistou o Prêmio TIM de melhor disco de canção popular com o trabalho. No ano seguinte faz sua primeira apresentação fora do Brasil, sendo selecionado pelo fórum de música de MG para fazer um show internacional em Turin (Itália).

O ano de 2009 começou com boas surpresas. Em março Vander Lee participou do Festival SXSW em Austin, Texas, sendo um dos cinco artistas mineiros selecionados para o evento. No mês de abril, lançou seu mais novo cd, intitulado ‘Faro’. Com produção de Marcelo Sussekind, o cd tem uma levada mais pop e possui 12 faixas, sendo 10 inéditas. As outras duas músicas do cd são bem especiais: um poema musicado de Cartola, chamado ‘Obscuridade’ e uma versão de ‘Ninguém vai tirar você de mim’, sucesso na voz de Roberto Carlos. O cd conta com as participações do africano Lokua Kanza, Regina Souza, Renegado. No mês de maio, Vander Lee se apresentou no Festival Romerias de Mayo em Cuba, juntamente com outros artistas mineiros. Neste ano, além da turnê pelo Brasil do Faro, Vander Lee teve suas músicas gravadas por Maria Bethania (Estrela) e Fábio Jr (Românticos).

Em 2010, Vander Lee entra na trilha sonora da novela ‘Uma rosa com amor’ do SBT com três músicas: ‘Românticos’ na voz de Fábio Jr, ‘Chazinho com Biscoito’ com participação especial de Regina Souza, e ‘O dedo do tempo no barro da vida’. Em março ele voltou a se apresentar nos EUA, dois shows no Festival SXSW em Austin, um deles, ao vivo em uma apresentação virtual em 3D e um show em Miami para a rádio WDNA.

Segue a turnê do cd Faro pelo Brasil prometendo ao público shows emocionantes e cheios de poesia.

Trouxe para vocês duas músicas que desse cantor e compositor que está se tornando a nova cara da música mineira, Onde Deus possa me ouvir e Esperando Aviões.

E pra quem é de Minas vai aí a dica. O cantor será um dos convidados especiais do Programa Arrumação, no próximo dia 12 de dezembro, a partir das 19:00 na Praça da Liberdade, zona sul da capital mineira.

Não deixem de comentar a edição dessa semana e sugestões para as próximas.

Um forte abraço a todos!

7 comentários

nsc6722

Gente esse cara é tudo de bom, fui ver o show dele aqui na minha cidade e fiquei mais fã dele ainda. Descobri ela por acaso numa radio que passa MPB na maioria da sua programação, me apaixonei na hora. Ele me faz acreditar que a musica brasileira não vai se acabar nos forrós e sertanejos universitários, graças a Deus.

Responder
OLDAIR COSTA

Músico mineiro mostra como fazer capas de CDs de embalagens descartadas
por Alexandre Spatuzza — última modificação Oct 09, 2010 08:28 AM
Catalogado sob:Reciclagem upcycling
Em tempos de concorrência em todos os campos, não basta ter talento, é necessário se reinventar. E foi isso que o músico mineiro Oldair Costa, de Poté, Minas Gerais, fez ao aliar seus conhecimentos de artes com ações positivas para com o meio ambiente.

As capas dos seus CDs, todas criadas à mão pelo próprio artista, são feitas com materiais reaproveitados. Por isso, cada uma delas é única. O papelão, ele recolhe nas ruas. O cartão de visitas de Costa também é ecologicamente correto: cada um deles traz três sementes de pau Brasil.

O músico independente – ou dependente de patrocínio, como ele mesmo diz – comercializa seus CDs por meio do seu site. Lá também há um vídeo onde ele mostra suas técnicas plásticas. Vale a pena conferir. http://www.oldaircosta.com

Responder
Vanessa

Bom dia, adoro o trabalho de Vander Lee, e tem uns dias ja que estou a procura de uma musica de sua composicao: O que quiser de 1997, mas nao consigo encontra-la. Sera que vcs teriam como me ajudar???
aguardo contato.
Desde ja grata pela atencao.

Responder

Deixe uma resposta