Buenas caros internautas,

Está no ar a coluna Hits Music aqui no Blog Ideias.

E na edição desta semana trouxemos a dupla dos hits “The Look”, “Listen to Your Heart”, “It Must Have Been Love”, “Spending My Time” e muitos outros. Estamos falando de Roxette.

 

 

Formada por Marie Fredriksson e Per Gessle, a dupla de Pop Rock Sueca Roxette, alcançou sucesso mundial entre o fim dos anos 1980 até meados da década de 1990, período em que tiveram dezenove singles no top 40 do UK Singles Chart (Parada Musical do Reino Unido) e quatro singles #1 (Billboard Hot 100) nos Estados Unidos: “The Look”, “Listen to Your Heart”, “It Must Have Been Love” e “Joyride”.

Além disso a dupla foi certificada pela Recording Industry Association of America (RIAA), com dois álbuns de platina — Look Sharp!, de 1988 (lançado nos Estados Unidos em 1989) e Joyride, de 1991, bem como dois singles de ouro — “The Look” e “It Must Have Been Love”. Ao longo de mais de vinte anos de carreira, o Roxette vendeu mais de 75 milhões de álbuns e 25 milhões de singles no mundo todo.

Na época que os cantores e compositores Per Gessle e Marie Fredriksson uniram-se para formar o Roxette, ambos eram artistas de sucesso na Suécia. Eles se conheceram em 1979, atuando em bandas distintas. Gessle era integrante de uma das mais populares bandas suecas, o Gyllene Tider, enquanto Marie trabalhava nos menos bem sucedidos Strul e Mamas Barn (Filhos da Mãe), antes de ambos embarcaram em carreiras solo.

 

 

Após acertos e fracassos com seus grupos, Per e Marie juntaram-se para gravar um single em inglês. “Neverending Love” foi lançado no final de 1986 sob o nome “Roxette” e alcançou o Top 10 sueco.

 

Fredriksson e Gessle rapidamente gravaram um álbum completo, utilizando canções que Gessle tinha escrito originalmente em sueco para o seu terceiro disco solo. Com o lançamento do Pearls of Passion, em 31 de outubro de 1986, o Roxette se tornou um sucesso ainda maior na Suécia, com os singles de “Neverending Love” e “Goodbye to You” no Top 10.

Em 1987 eles lançaram “It Must Have Been Love (Christmas For the Broken-hearted)“, uma canção que manteve vivo o nome do Roxette no cenário musical europeu, enquanto Per e Marie preparavam seu próximo álbum. Gessle afirmou que esse single foi o primeiro esforço sério do Roxette para atingir mercados europeus além da Suécia, como a Alemanha, embora a EMI alemã tenha decidido não lançar o single.

O álbum seguinte, Look Sharp!, foi lançado na Europa em 19 de outubro de 1988, dois anos após Pearls of Passion.

Depois disso, as rádios suecas passaram a executar “The Look“. Nessa época, um estudante norte-americano de Minneapolis, Dean Cushman, realizava uma viagem de intercâmbio na Suécia quando ouviu “The Look”, então uma das músicas mais tocadas do país. Cushman comprou uma cópia de Look Sharp! e levou-a para os Estados Unidos no fim de 1988. De acordo com Gessle, Cushman “implorou” para que uma estação de rádio de Minneapolis, KDWB 101,3 FM, reproduzisse a canção. Com base na resposta positivo radialista, o diretor de programação da estação copiou e distribuiu a canção para outras estações, e dentro de semanas, a canção se tornou bastante popular.

Durante muitos anos, Fredriksson e Gessle afirmaram que esse foi o início do seu sucesso internacional.

 

 

No início de 1989, a EMI lançou “The Look” nos Estados Unidos, juntamente com cópias do álbum Look Sharp!. “The Look” atingiu o primeiro lugar do ranking Billboard Hot 100 em 8 de abril de 1989, onde permaneceu por uma semana. No final do ano, a Billboard classificou “The Look” como um dos 20 maiores Hot 100 singles do ano. “The Look” também chegou ao topo dos rankings musicais de importantes mercados, como Alemanha, Japão e Austrália. Em maio, também entrou no Top 10 do Reino Unido.

Nessa época, a Touchstone Pictures procurou a EMI e o Roxette para uma contribuição para a trilha sonora de um filme estrelado por Richard Gere e Julia Roberts. Gessle afirmou que “It Must Have Been Love“, gravação feita há dois anos, foi escolhida porque o Roxette não teve tempo para compor e gravar uma nova canção enquanto fazia shows de sua turnê na Austrália e na Nova Zelândia.

 

 

Uma Linda Mulher foi lançado em março de 1990 e arrecadou mais de US$ 460 milhões de bilheteria a nível mundial. A trilha sonora recebeu três álbuns de platina, certificados pela RIAA. Embora não tenha sido o primeiro single lançado, “It Must Have Been Love” foi o mais bem-sucedido, passando duas semanas como #1 no ranking Billboard Hot 100, a partir da edição de 16 de junho de 1990, e chegando ao topo dos rankings musicais em mais de 20 países.

Ao fim de 1990, o Roxette completou sua turnê mundial e retornou para a Suécia para gravar o sucessor de Look Sharp!. Com 14 canções, Joyride foi lançado em março de 1991. O álbum alcançou o #12 lugar no Billboard 200 álbum chart e se tornou um grande sucesso na Europa (#1 na Alemanha durante 13 semanas, #1, na Suécia, #2 no Reino Unido) e #4 na Austrália.

 

 

A dupla continuou com a turnê Join the Joyride World Tour até o final de 1991. Em vez de lançar um novo álbum, Per e Marie optaram por remasterizar gravações mais antigas, incluindo várias músicas não incluídas nos álbuns Look Sharp! e Joyride. Eles também registraram algumas de suas performances ao vivo, gravaram uma versão de “It Must Have Been Love” de inspiração country em um estúdio de Los Angeles, e novo material gravado em diversas localidades ao redor do mundo e compilou tudo no álbum Tourism: Songs from Studios, Stages, Hotelrooms & Other Strange Places, lançado em outubro de 1992.

 

 

O Roxette retornou — “adulto”, segundo Marie Fredriksson — em 1994, com o lançamento de Crash! Boom! Bang!, álbum que acabou sendo um estrondoso sucesso na Europa (#1 na Suécia, #2 na Alemanha, #3 no Reino Unido) e quebrou recordes no Japão, tornando-se o lançamento de maior sucesso de um álbum não japonês na história do país. Nos Estados Unidos, onde a EMI local quase não divulgou o álbum, as vendas foram ajudadas por uma campanha da rede McDonald’s, que promoveu e vendeu um CD de dez faixas em suas lojas, intitulado Favorites From Crash! Boom! Bang!, alcançando mais de um milhão de cópias vendidas nos Estados Unidos e se tornando-se um dos grandes sucessos do grupo no mercado norte-americano, mostrando que a dupla ainda tinha um grande número de fãs por lá.

 

 

Em 1995, o Roxette lançou uma compilação de seus maiores sucessos, Don’t Bore Us – Get to the Chorus! Roxette’s Greatest Hits, que chegou ao Top 5 em diversos países europeus, incluindo o Reino Unido, bem como no Top 10 australiano. Com dezoito faixas, o álbum trazia quatro novas canções, incluindo “You Don’t Understand Me“, música que Per Gessle compôs em parceria com o norte-americano Desmond Child.

 

 

No mesmo ano Per resolve reunir demos, B-Sides e outras raridades em um único lugar: Roxette Rarities.

Originalmente a compilação seria lançada apenas no Sudeste asiático e vendida por três meses como parte da promoção da turnê mundial de Crash! Boom! Bang! e embora tenha sido lançada somente na Ásia e América do Sul, a versão malaia foi posteriormente exportada para a Europa.

Item considerado de colecionador, o álbum é composto por remixes, versões ao vivo e faixas demos antes só lançadas em singles. Fãs relatam que o som da edição asiática é melhor do que ao da sul-americana. A compilação ultrapassou a marca de 1 milhão de cópias vendidas.

Em 1996, algumas das músicas de maior sucesso do Roxette foram traduzidas para língua espanhola, dando origem ao álbum Baladas En Español, sucesso de vendas na América Latina e na Espanha, onde foi álbum de platina.

O álbum gera discussões entre os fãs, já que a maioria parece não gostar das versões, sugerindo que quem as escreveu, Luis Gómez Escolar, não levou o trabalho a sério, criando letras tolas e sem sentido. Mesmo tendo como alvo os países latinos, o álbum foi lançado também nos EUA e em outros países do mundo, vendendo mais de 1 milhão de cópias.

 

 

Per Gessle lançou um álbum solo em língua inglesa, The World According to Gessle, em 1997. Uma das músicas, “I’ll Be Alright”, trazia Marie cantando ao fundo.

Ambos se reuniram em 1998 para gravar as músicas do novo álbum do Roxette, Have A Nice Day, que foi lançado em março de 1999 e assinalou o bem-sucedido retorno da dupla à Europa continental (#1 na Suécia, #2 na Alemanha), mas teve vendagens fracas na Austrália e no Reino Unido, onde a dupla tradicionalmente obtinha vendas expressivas. Contendo elementos de música tecno e house, Have A Nice Day marcou o retorno da dupla ao topo dos rankings musicais de sua terra natal.

 

 

O lançamento de Room Service, em 2001, foi seguido por críticas entusiasmadas. “Provavelmente o melhor álbum do Roxette desde Joyride”, escreveu Leslie Mathew, do Allmusic. O primeiro single de Room Service, “The Centre of the Heart“, foi #1 na Suécia e esteve no Top 20 de Finlândia e Argentina, seguido de “Milk and Toast and Honey“, que alcançou o Top 30 sueco e suíço, o Top 5 em Portugal e chegou ao #1 lugar no Brasil, graças em parte à sua inclusão na trilha sonora da novela Um Anjo Caiu do Céu, da Rede Globo. Ainda em 2001, o Roxette iniciou mais turnê pela Europa, intitulada Room Service World Tour 2001.

 

 

Após o lançamento de Room Service vieram um conjunto de compilações, The Ballad Hits, lançada no final de 2002 e The Pop Hits, no início de 2003. Cada conjunto continha um CD separado com material faixas raras. A canção “A Thing About You” foi lançado como a single de The Ballad Hits.

 

 

O álbum foi lançado no Reino Unido em 14 de fevereiro de 2003 e chegou a ser o #11 mais vendido, tendo alcançado boas colocações na Alemanha e nos Países Baixos. O single “Opportunity Nox” foi lançado a partir de The Pop Hits em 2003.

 

 

Entretanto, em setembro de 2002, após um desmaio, Marie Fredriksson foi diagnosticada com um tumor cerebral, que mais tarde foi removido com êxito em uma cirurgia.

Gessle recebeu um prêmio por “It Must Have Been Love”, que, até 2005, havia sido executada mais de 4 milhões de vezes nas rádios norte-americanas. A cerimônia marcou a primeira vez Fredriksson e Gessle apareceram juntos em público desde o aparecimento de tumor cerebral em Marie e posterior retirada em 2002. Quando perguntado por um repórter se haveria um retorno do Roxette, Gessle respondeu, “Nós não decidimos ainda. As portas não estão fechadas. … Ainda somos jovens”.

 

 

O boxset The Rox Box / Roxette 86-06 foi lançado em 18 de outubro de 2006. Abrangendo mais de 4 CDs e DVD, que incluía dois novos singles, “One Wish” e “Reveal“, The Rox Box foi lançado para comemorar o sucesso do Roxette na indústria musical. A capa do The Rox Box traz a frase “Hoje foi há vinte anos atrás…”, referência ao fanatismo de Gessle pelos Beatles.

Uma nova coletânea musical, A Collection of Roxette Hits – Their 20 Greatest Songs! foi lançado ao mesmo tempo que o Rox Box. “One Wish” e “Reveal” também foram incluídos neste CD.

 

 

Logo no início de 2010, Per e Marie entraram em estúdio e deram início ao processo de criação do novo álbum. Per Gessle revela em uma entrevista que eles estão trabalhando em 16 canções e que o resultado vem sendo matador.

Após muita especulação, no dia 3 de dezembro de 2010, Per Gessle e Roxette anunciam no Twitter seus mais novos lançamentos: o single She’s Got Nothing On (But The Radio), que será lançado em 10 de janeiro de 2011, e o novo álbum Charm School, que chega às lojas em 11 de fevereiro. Segundo Per, ele terá uma edição em vinil e um CD duplo em edição deluxe. O álbum já conta com algumas canções divulgadas: “Way Out“, “In My Own Way“, “No One Makes It on Her Own” e “Sitting on Top of the World“.

 

 

Ufa! Foram quase 25 anos de história dessa dupla que marcou a música internacional.

Agora vamos conferir alguns vídeos dos grandes hits do Roxette.

1º – It Must Have Been Love

 

 

2º – Listen To Your Heart

 

 

3º – Spending My Time

 

 

4º – Joyride

 

 

5º – The Look

 

 

E pra quem é fã da dupla, já estão confirmados shows em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte no mês de abril de 2011.

Os ingressos já podem ser adquiridos pelo site da Tickets forFun (http://premier.ticketsforfun.com.br/default.aspx) a um preço médio de R$180,00 (inteira).

Galera por hoje é só, mas na próxima semana tem mais!

Não se esqueçam de comentar a edição dessa semana do Hits Music e de deixar sugestões de temas para as próximas.

Um forte abraço a todos!

Mauro Filho