Ministério da Saúde promove campanha contra a gripe

Variedades

Você provavelmente já teve febre, dores na cabeça e no corpo, nariz entupido e espirros, certo? O que você talvez você não saiba é que estes são sintomas comuns tanto de resfriados quanto da gripe, que pode ser um pouco mais séria, pois pode agravar problemas de saúde crônicos.

A gripe ocorre em todas as partes do mundo e é causada pelo vírus Influenza: um RNA vírus da Família Orthomyxoviridae, altamente contagioso e com grande capacidade de mutação. Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. Os dois últimos acometem apenas a nossa espécie, sendo o do tipo C o mais brando e menos frequente. Já o Influenza A, é capaz de infectar diversas espécies animais.

A transmissão do vírus da gripe acontece por via respiratória, geralmente, pela inalação partículas de saliva e secreção infectada em suspensão no ar. É muito importante que, ao persistirem os sintomas da gripe, você procure uma Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Para prevenir contra o vírus da gripe, a solução é a vacinação dos grupos de risco, como crianças, idosos, gestantes, prestadores de cuidados de saúde e pessoas com doenças crônicas, como por exemplo asma, diabetes, doenças cardiovasculares ou que tenham a imunidade comprometida.

O Ministério da Saúde está promovendo a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 04 a 22 de maio de 2015, sendo o 09 de maio, o dia de mobilização nacional.

Contra a gripe, seu escudo é a vacinação. Proteja-se!