Ao mover sua vida profissional para sua casa, você terá de adaptar tanto seu ambiente quanto sua rotina, pois a delimitação entre trabalho e vida doméstica será mais tênue, e tanto sua família quanto sua produtividade podem ser prejudicadas.
…
De início, não transforme seu trabalho em casa em uma extensão de suas férias. Para não perder o ritmo, tenha um ambiente exclusivo para suas atividades profissionais, e vista-se também de acordo. Não que você vá usar terno para despachar em seu home-office, mas passar o dia com roupas de bolinhas tende a tornar outros aspectos da sua rotina “relaxados demais”.
Ao projetar seu home-office, faça com que ele se pareça realmente com um escritório, mesmo porque eventualmente você poderá receber clientes ou parceiros, e também para que sua família não invada seu território, transformando-o em um quarto da bagunça.
A maior vantagem de se trabalhar em casa é a flexibilidade de horários, mas o risco desta flexibilidade confundir sua vida profissional e pessoal é bem grande.
Em casa, você será interrompido com demandas familiares, pois sua presença constante tende a ser confundida com ‘disponibilidade constante’. Para evitar esse tipo de mal-entendido, crie um horário de trabalho e deixe claro para sua família que tem uma agenda a cumprir.
Disciplina
Paradoxalmente, trabalhar em casa exige muito mais disciplina e concentração do que no ambiente natural de trabalho. Em casa você estará sujeito a distrações de todo tipo (além das familiares), como navegação errante na internet, pausas demoradas para lanches, e até mesmo a tentação de deixar a televisão ligada no canto do escritório. Faça de sua agenda sua maior aliada, programe suas atividades diariamente, no início da manhã, e empenhe-se em segui-las com toda a fidelidade que puder, até que se torne um hábito.
Embora a flexibilidade e liberdade total sejam tentadoras, traga a disciplina do ambiente laboral para seu home-office. Tenha horários para refeições, evite fragmentar sua rotina e, ao menos que seu relógio biológico seja igual ao das corujas, não estique seu trabalho até a madrugada.
Boa parte do sucesso de se trabalhar em sua casa vem justamente da separação entre trabalho e lazer. Deixar que sua vida profissional e doméstica se confundam pode comprometer sua qualidade em ambos, tornando-o um profissional de baixa produtividade e, ao mesmo tempo, uma pessoa que não tem tempo para a família.
Agora, vá trocar esse pijama.
———-
Baseado no texto Bringing More Efficiency When You Work from Home do LifeHack
Por: MetaExecutiva