O professor Jefferson Duarte, da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan, acredita que a filosofia desta arte oriental pode ajudar muito nessas horas de estresse.
“O Tai Chi defende uma postura mais defensiva, onde a pessoa tem que ceder, baixar a guarda. Em situações do trânsito, onde as pessoas costumam se agredir verbalmente, esta é uma postura bem adequada”, acredita.
Duarte afirma ser muito importante que a pessoa foque suas atenções nos ombros e nos cotovelos, pois são partes do corpo que acumulam muita energia. “O ombro alto acumula energia e acarreta dor. Por isso, é importante que a pessoa consiga manter o cotovelo apontado para baixo para distribuir a energia para o corpo todo”.
O professor de Tai Chi orienta que a pessoa que estiver no trânsito deve tentar fazer todos os movimentos de forma mais lenta, com o intuito de relaxar mais. “É importante você também se voltar para o seu corpo nestas horas. Música lenta ajuda bastante”, afirma.
Confira dicas de exercícios do professor Jefferson Duarte e da fisioterapeuta Sandra Mieko para poder encarar o trânsito de uma forma mais saudável.
1 – Mantenha a coluna sempre reta.
2 – Relaxe os ombros com os cotovelos para baixo na hora de segurar o volante.
3 – Concentre-se na respiração, tentando mexer o baixo ventre (região do umbigo).
4 – Rotacione os ombros, tanto para frente quanto para trás. De preferência, tente desenhar um círculo com os movimentos.
5 – Se o trânsito estiver parado, rotacione o pé também.
6 – Flexione os punhos, alternando a palma da mão para dentro e para fora (20 segundos para cada movimento).
7 – Faça massagem de movimentos circulares com o dedo polegar na palma da mão.
8 – Faça automassagem nos ombros.
9 – Flexione lateralmente a cabeça para os dois lados.
Serviço:
Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan
Tel: (11) 3884-8943
———-
Fonte: Terra