Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico. Ham?

Curiosidades

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose!

Não é nenhuma espécie de palavrão russo não, Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose é uma doença e a segunda maior palavra da língua portuguesa posta em um dicionário.

É o nome de uma Doença rara causada pela aspiração de microscópicas partículas de cinzas vulcânicas. Quem a tem é chamado de Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, sendo essa a maior palavra registrada em um dicionário.(2001, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.) – 46 letras.

Desmembrando um pouco a palavra:

pneumo = pulmão.
ultra = além.
microscópico = muito pequeno.
sílico = vem de silício.
vulcano = vindo de um vulcão.
coniose = doença causada por inalação de partículas de poeira em suspensão no ar.

O duro é falar pra alguém que você tem essa doença.

Bom,isso na língua portuguesa, e no mundo, qual é a maior palavra que existe? Qual seu significado?


Lopadotemamachoselachogaleokranioleipsanodrimhypotirmmatosilphioparaomelitokatakechymenokichlepicossyphophattoperisteralektryonoptekephalliokigklopeleioagoiosiraiobaphetraganopterygon.
(Sim essa palavra existe! – 182 letras!)

Em grego, é o nome de uma comida, só não me pergunte qual. Ou é muito boa ou é horrível.

Existem outras palavras já registradas com nomes maiores, para substancias químicas, por exemplo, não existem limites para as palavras. Quando um cientista vai batizar uma substância ela pode acabar por ter um nome enorme ou até impossível de ser usado. 0 DNA é uma delas, não pode ser expresso na sua forma completa, ele ocuparia 1.000.000.000 letras. Porém, a maior palavra que já apareceu em um livro de química é:

ACETYL­SERYL­TYROSYL­SERYL­ISO­LEUCYL­THREONYL­SERYL­PROLYL­SERYL­GLUTAMINYL­PHENYL­ALANYL­VALYL­PHENYL­ALANYL­LEUCYL­SERYL­SERYL­VALYL­TRYPTOPHYL­ALANYL­ASPARTYL­PROLYL­ISOLEUCYL­GLUTAMYL­LEUCYL­LEUCYL­ASPARAGINYL­VALYL­CYSTEINYL­THREONYL­SERYL­SERYL­LEUCYL­GLYCYL­ASPARAGINYL­GLUTAMINYL­PHENYL­ALANYL­GLUTAMINYL­THREONYL­GLUTAMINYL­GLUTAMINYL­ALANYL­ARGINYL­THREONYL­THREONYL­GLUTAMINYL­VALYL­GLUTAMINYL­GLUTAMINYL­PHENYL­ALANYL­SERYL­GLUTAMINYL­VALYL­TRYPTOPHYL­LYSYL­PROLYL­PHENYL­ALANYL­PROLYL­GLUTAMINYL­SERYL­THREONYL­VALYL­ARGINYL­PHENYL­ALANYL­PROLYL­GLYCYL­ASPARTYL­VALYL­TYROSYL­LYSYL­VALYL­TYROSYL­ARGINYL­TYROSYL­ASPARAGINYL­ALANYL­VALYL­LEUCYL­ASPARTYL­PROLYL­LEUCYL­ISOLEUCYL­THREONYL­ALANYL­LEUCYL­LEUCYL­GLYCYL­THREONYL­PHENYL­ALANYL­ASPARTYL­THREONYL­ARGINYL­ASPARAGINYL­ARGINYL­ISOLEUCYL­ISOLEUCYL­GLUTAMYL­VALYL­GLUTAMYL­ASPARAGINYL­GLUTAMINYL­GLUTAMINYL­SERYL­PROLYL­THREONYL­THREONYL­ALANYL­GLUTAMYL­THREONYL­LEUCYL­ASPARTYL­ALANYL­THREONYL­ARGINYL­ARGINYL­VALYL­ASPARTYL­ASPARTYL­ALANYL­THREONYL­VALYL­ALANYL­ISOLEUCYL­ARGINYL­SERYL­ALANYL­ASPARAGINYL­ISOLEUCYL­ASPARAGINYL­LEUCYL­VALYL­ASPARAGINYL­GLUTAMYL­LEUCYL­VALYL­ARGINYL­GLYCYL­THREONYL­GLYCYL­LEUCYL­TYROSYL­ASPARAGINYL­GLUTAMINYL­ASPARAGINYL­THREONYL­PHENYL­ALANYL­GLUTAMYL­SERYL­METHIONYL­SERYL­GLYCYL­LEUCYL­VALYL­TRYPTOPHYL­THREONYL­SERYL­ALANYL­PROLYL­ALANYL­SERINE
(De 1185 letras, apareceu nos sumários químicos da sociedade química americana)

Quanto a cidades, a que tem o maior nome do mundo é Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch (63 letras). Lindo não? Alguem pode me responder como se chama quem mora la?
Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogochense?


A cidade fica localizada em uma ilha no extremo norte de Gales e no idioma Welsh significa “Igreja de Santa Maria num fundão de avelãs brancas perto de redemoinho rápido junto da cova vermelha da Igreja de São Tisílio”.

E a cidade tem site! Aqui. Difícil é alguem decorar o endereço. Se quiser mostrar pra alguém depois é bom salvar o endereço nos favoritos, hehe.

———-

Fonte: Neurônios Hiperativos

Deixe uma resposta