Dicas para o orçamento: economize com seus gastos fixos

Variedades

Encontrar novas maneiras de economizar é um desafio que todos nós enfrentamos. Alguns sites e aplicativos disponibilizam ferramentas interessantes para o controle de gastos variáveis, mas você já pensou em economizar nos seus gastos fixos? Nesse caso, sobrará mais para os gastos inesperados e você pode começar a pensar em realizar outras coisas que deseja fazer, como aproveitar melhor férias ou viajar no Carnaval sem preocupações, como nas dicas que demos nesse post.

Dicas para o orçamento: economize com seus gastos fixos

Uma parcela considerável das pessoas não cogita essa estratégia. Para elas, por serem fixas, não é possível reduzir essas despesas. Mas a seguir você encontra algumas ideias a serem consideradas para economizar seu dinheiro, repensando suas despesas regulares mensais:

Encontre alguém com quem dividir seu apê

Se você mora sozinho, dividir o aluguel significa dividir todas as outras despesas também. Internet, TV a cabo, luz, água e outras – tudo isso reduzido pela metade representa um grande passo no seu orçamento.

Se você tem uma família, essa opção não é algo viável. Então uma solução é reduzir o tamanho de sua casa ou apartamento. Morar em um imóvel menor e em um bairro mais afastado do centro pode fazer de suas despesas menores. Além disso, você pode baixar uma planilha de gastos domésticos para organizar-se melhor e ver aonde o dinheiro está indo.

Renegocie o plano do seu celular

Tanto o plano para ligações, como SMS e dados podem ser reduzidos. Provavelmente já existe, na sua operadora, um plano mais em conta do que seu, feito há meses atrás. Tente renegociar. Ou então, passe de pós-pago para conta controle ou até pré-pago. Com essas mudanças você pode optar por aplicativos como esses que vão te ajudar a fazer ligações e enviar mensagens gratuitamente.

Reduza os gastos com TV a cabo

Analise o que você tem assistido na TV. Você precisa de todos aqueles canais? Talvez não. Verifique com a provedora planos que sejam mais em conta e que tenham os canais que você realmente assiste. Outra opção é cancelar seu plano de TV a cabo, você pode se divertir e se entreter tanto quanto na TV usando somente a Internet – baixando com facilidade apenas os filmes, programas e seriados que curte.

Repense o financiamento do seu carro

Considere duas opções: você pode quitar mais mensalidades do seu carro de uma só vez para reduzir as demais? Se sim, essa é uma das melhores opções porque ela baixa a porcentagem dos juros sobre cada mensalidade. Então vale considerar usar o 13º salário, vender suas férias e muito mais. Se essa não for uma opção para você, é possível refinanciar seu carro. Esse é um jeito interessante de reduzir o valor das mensalidades. Porém, nesse caso, você terá mais parcelas a pagar.

É só planejar que tudo se torna mais fácil!