Como o “@” começou a ser usado na informática?

Curiosidades

Como o sinal “@” começou a ser usado na informática?

A arroba é uma unidade de medida de peso usada, no Brasil, para produtos agropecuários – equivale a 15 quilos. Então como ela veio parar no meio de todos os emails que mandamos?

A história vem de longe. A palavra arroba é espanhola, derivada do árabe ar-rubaHa – literalmente, “quarta parte”, conta o professor de Língua Latina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Bruno Jorge Bergamin.

Mas seu símbolo, @, foi a abreviatura usada pelos monges copistas medievais para a preposição latina AD, que pode indicar o começo de uma ação, ou direcionalidade. Algo como “para, para a parte de, ao lado de, ao pé de, junto a, em, em casa de”. Em inglês, passa a ser a abreviatura de “at”, diz o professor, e era usado inicialmente em linguagem comercial. Assim: [email protected] seria “50 a 2 libras cada um”.

Citando o dicionarista Antônio Houaiss, Bergamin conta que o pulo para a informática se deu em 1971, quando o engenheiro norte-americano Ray Tomlinson usou o símbolo para identificar um usuário de determinada máquina. Ou seja: [email protected] significaria paul at saturn, ou, em português, paul na saturn.

Mas se parece engraçado, em português, usar nos e-mails uma palavra que descreve o peso de um boi, você não viu nada. Segundo o professor Bergamin, na Itália se lê “chiocciola”, que significa “caramujinho” – referência ao visual do @. Parece, né?

Fonte: Terra

Deixe uma resposta