Will Smith está no topo da seleção com sua atuação em ‘À procura da felicidade’.
1. Chris Gardner (Will Smith) – ‘À procura da felicidade’ (2006)
Mesmo abandonado pela mulher, sem casa nem dinheiro, ele busca no amor pelo filho de cinco anos a força para lutar por condições melhores de vida. A relação pai e filho ganha força na tela pelo fato de o garoto ser interpretado por Jaden Smith, filho de Will Smith na vida real.
2. Guido Orefice (Roberto Benigni) – ‘A vida é bela’ (1997)
Para proteger seu filho das ameaças físicas e psicológicas do Holocausto, ele transforma a rotina em um campo de concentração em uma grande brincadeira. O papel valeu o Oscar de melhor ator a Benigni.
3. Daniel Hillard (Robin Williams) – ‘Uma babá quase perfeita’ (1993)
Depois de ser expulso de casa pela esposa, ele resolve se disfarçar de babá para poder ficar perto dos filhos.
4. Marlin (Albert Brooks) – ‘Procurando Nemo’ (2003)
No início da animação, ele é um pouco neurótico e superprotetor, mas aos poucos vai encontrando seu equilíbrio no papel paterno, em busca de seu filho Nemo, que se perde no fundo do oceano.
5. Peter, Michael e Jack (Tom Selleck, Steve Guttemberg e Ted Danson) – ‘Três solteirões e um bebê’ (1987)
Nesse clássico dos cinemas dos anos 1980, o trio abre mão de sua rotina de curtição e garotas para trocar fraldas e preparar mamadeiras, mesmo sem saber qual deles é o verdadeiro pai da criança.
6. Mac MacGuff (J.K. Simons) – ‘Juno’ (2007)
Apesar de sua tendência ao sarcasmo, ele assume uma postura admiravelmente compreensiva frente à gravidez de sua filha adolescente. Em vez de julgar ou punir Juno, ele a oferece seu apoio e sua amizade.
7. Henry Jones (Sean Connery) – ‘Indiana Jones e a última cruzada’ (1989)
Ele pode ter sido um pouco ausente durante a infância de Indiana Jones, mas tenta compensar o tempo perdido acompanhando ‘Júnior’ nessa aventuras.
8. Gil Buckman (Steve Martin) – ‘O tiro que não saiu pela culatra’ (1989)
Decidido a ser diferente de seu pai ausente, ele tenta conciliar a rotina de trabalho com suas tarefas de pai de três crianças e ainda manter o bom humor. O papel consagrou o ator como pai atrapalhado, perfil que ele repetiu em ‘O pai da noiva’ (1995) e ‘Doze é demais’ (2003).
9. Richard Hoover (Greg Kinnear) – ‘Pequena Miss Sunshine’ (2006)
Essa comédia ganhadora de dois Oscar traz um pai que apóia sua filha em qualquer situação, até mesmo quando ela fica obcecada por um concurso de beleza. Ele começa a história cheio de inseguranças, mas vai se tornando um superpai ao longo do caminho.
10. Don Corleone (Marlon Brando) – ‘O poderoso chefão’ (1972)
Além de ser padrinho de todo o clã, ele é pai de quatro. Apesar de seus defeitos e de seus métodos fora-da-lei, ele definitivamente coloca a família em primeiro lugar e faz qualquer coisa para proteger sua prole.