A temporada de inverno começou oficialmente e baixas temperaturas lembram caldos, festivais, fondues, cobertor, montanha e… Minas Gerais, claro!
Há programas mais tranquilos em pousadas nas montanhas, mais animados em festivais de inverno, mais naturais em vários parques ecológicos, dentre outras opções para esquentar o inverno do viajante.
Os festivais de inverno mineiros já são bastante conhecidos, como o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana que acontece entre os dias 08 e 25 de julho. As atividades vão desde música a artes visuais, passando por literatura, artes cênicas e artes plásticas. Para aquecer os visitantes, shows de Alceu Valença, Chico Cesar e Gabriel O Pensador. Em Diamantina, o festival será do dia 20 a 29 de julho com programação diversificada, com várias oficinas e destaque para as palestras com o ator Paulo José e com Arnaldo Antunes.
O sul de Minas oferece o clima ideal para quem quer um inverno com estilo europeu. A cidade de Maria da Fé já atingiu esse ano -4°C no termômetro, prometendo um inverno rigoroso. Por ser um destino bastante procurado, a cidade passou a organizar o Festival de Inverno, Artesanato & Design. Em 2010 o evento será de 15 a 18 de julho com apresentações culturais variadas. Outras cidades do sul de Minas Gerais também são ótimos destinos, como Passa Quatro, Itamonte e Monte Verde, sendo a última eleita pelo site viajeaqui.com e pela revista Quatro Rodas como melhor roteiro de inverno em 2008 e 2009. Imperdível.
Se o seu negócio são os programas mais naturais, os parques ecológicos estão aí para você. Pico da Bandeira, Serra do Rola Moça e Serra do Cipó são apenas algumas das possibilidades. O Pico da Bandeira tem 2.892 metros de altura e é o terceiro mais alto do país. Com uma infraestrutura bacana e acesso facilitado e trilhas sinalizadas, o local é um dos destaques para aproveitar as baixas temperaturas no estado.
Ficou em dúvida de qual destino conhecer neste inverno? Conheça então o Tourist Analizator (http://www.touristanalizator.com.br) e saiba qual seu perfil de turista através dos dados de seu Twitter. Tem o Zen, o Antenado, Rural, Natureba e Boêmio. Você também pode convidar os amigos para a brincadeira e conhecer pessoas com o mesmo perfil.
Para complementar o planejamento de viagem pelo estado, acesse o Wikiminas (http://www.wikiminas.com.br). Com o princípio colaborativo do Wikipedia, a ferramenta permite que os viajantes incluam dicas sobre cidades conhecidas, troquem experiências e obtenham informações turísticas sobre o estado.
Há programação para todo tipo e gosto. Pode vir quente que o inverno em Minas está fervendo.