O PageRank explicado com água, tinta e tubos

Video

O PageRank explicado com água, tinta e tubos
Gostei muito dessa explicação!!

Aos amigos blogueiros pode ser útil para entender melhor o que é o PageRank, e pode ser útil também para quem já ouviu esse termo e ficou em dúvida do que significa ou como funciona.

(Em inglês, mas tentem entender…)

Pra ajudar, uma explicação na Wikipedia.

UPDATE:

A tradução livre, colaboração do leitor Vinícius, nos comentários:

“Você já imaginou como uma ferramenta de procura coloca uma página para o topo de uma lista? Ele usa diferentes tipos de informação. Vamos ver duas das coisas mais úteis. A primeira é o PageRank, que mostra quão importante é uma página da web, por meio de links. Veremos como funciona por este modelo com água. Cada um destes tubos coloridos corresponde a uma página, e cada cano a um link. Um link para a página verde, e assim para as outras. Começamos com a mesma quantidade de água em cada tanque. Agora virei aqui e ligar o bombeamento, e bombeará água para cada um dos tubos, seguindo os links. Quando o level de água começar a abaixar/aumentar, veremos qual a importância de cada página. Podemos ver que as páginas e amarela e vermelha não são tão importantes, devido a pouca água que tem aqui. A razão é que essas páginas só tem um link vindo até elas. Se você ver a página verde, verá que ela é mais importante, pois tem dois links vindo até ela. A página azul também é importante, porém só tem um link. Esse link vem de uma página importante por si só. Claro que na internet ‘de verdade’ o computador tem que fazer essas contas com milhões de páginas ao mesmo tempo.”

Fonte: De Repente

10 comentários

Anonymous

A tradução livre:

"Você já imaginou como uma ferramenta de procura coloca uma página para o topo de uma lista? Ele usa diferentes tipos de informação. Vamos ver duas das coisas mais úteis. A primeira é o PageRank, que mostra quão importante é uma página da web, por meio de links. Veremos como funciona por este modelo com água. Cada um destes tubos coloridos corresponde a uma página, e cada cano a um link. Um link para a página verde, e assim para as outras. Começamos com a mesma quantidade de água em cada tanque. Agora virei aqui e ligar o bombeamento, e bombeará água para cada um dos tubos, seguindo os links. Quando o level de água começar a abaixar/aumentar, veremos qual a importância de cada página. Podemos ver que as páginas e amarela e vermelha não são tão importantes, devido a pouca água que tem aqui. A razão é que essas páginas só tem um link vindo até elas. Se você ver a página verde, verá que ela é mais importante, pois tem dois links vindo até ela. A página azul também é importante, porém só tem um link. Esse link vem de uma página importante por si só. Claro que na internet 'de verdade' o computador tem que fazer essas contas com milhões de páginas ao mesmo tempo."

Responder

Deixe uma resposta