eco4planet, um buscador sustentável

O eco4planet é um site de buscas que utiliza o sistema do Google, porém com um intuito diferente. Desde agosto de 2009 o eco4planet planta de árvores de acordo com o número de pesquisas realizadas através dele. Além disso, ele ainda economiza energia pois sua tela é predominantemente preta, e um monitor utiliza até 20% menos energia para exibi-la se comparado à tela branca.

eco4planet, um buscador sustentável

Você pode acompanhar o contador de árvores na página principal e seguir via Twitter para ficar por dentro das datas e locais de plantio.

Se todos utilizassem o eco4planet, considerando as mais de 2,55 bilhões de buscas diárias realizadas no Google™ com tempo médio suposto em 10 segundos por pesquisa e a proporção de monitores por tecnologia utilizada, teríamos com um buscador de fundo preto a economia anual de mais de 7 Milhões de Kilowatts-hora! Esse valor equivale à:

* Mais de 63 milhões de televisores em cores desligados por 1 hora;
* Mais de 77 milhões de geladeiras desligadas por 1 hora;
* Mais de 175 milhões de lâmpadas desligadas por 1 hora;
* Mais de 58 milhões de computadores desligados por 1 hora.

Economizar energia é uma forma de ajudar o planeta uma vez que para geração de eletricidade incorre-se no alagamento de grandes áreas (hidrelétricas), poluição do ar com queima de combustíveis (termoelétricas), produção de lixo atômico (usinas nucleares), dentre outros problemas ambientais. Soma-se a isso o fato de que o eco4planet pode gerar menor cansaço visual ao visitante se comparado a uma página predominantemente branca.

Todos têm condições de ajudar na preservação do meio ambiente, e é com pequenas ações como esta que cada um pode colaborar.

Se você tem Twitter, clique na mensagem abaixo para RT:

RT @pedrosmr: Eco4planet, um buscador sustentável http://migre.me/8zHt #blogideias