10 conselhos para homens

Fun

Cada um dos 10 itens da primeira lista (negativa) possui seu correspondente na segunda (positiva e comentada). As idéias aqui compartilhadas foram retiradas de anotações que fiz após o término de meu último namoro. Algumas delas (2, 4, 7 e 9) referem-se a instruções dadas por David Deida no livro The Way of the Superior Man, que li durante todo esse período. A sugestão de número 6 devo ao Lama Padma Samten, por responder carinhosamente uma pergunta que lhe fiz. Ainda que eu não goste do discurso auto-ajuda, reconheço que é a melhor forma de apresentar esse tipo de conteúdo e manter isso como um guia para mim mesmo (que ofereço agora aos meus amigos). Críticas e sugestões de novos itens são sempre bem-vindas!

———-

Na forma negativa
01. Não leve sua mulher a sério, respeite-a exageradamente ou tenha medo dela.

02. Não aja com o objetivo exclusivo de agradar sua mulher.

03. Não deixe que ela seja o homem da relação.

04. Quando tudo der errado, não se feche.

05. Não pare de brincar, conduzir, trabalhar e jogar com as energias femininas.

06. Não aprisione sua mulher.

07. Desista de tentar mudar sua parceira ou de acabar com as confusões femininas.

08. Não perca tempo e não desperdice sua vida.

09. Não seja “bonzinho”, fraco ou tolerante demais.

10. Não se acomode.

———-

Na forma positiva
01. Ignore o que ela fala, mas ouça o tom de sua voz.
Ignore as palavras que ela diz e preste total atenção às energias que emanam do corpo de sua mulher. Não cristalize nada, pois ela oscila e flutua de acordo com seus ânimos. Sendo assim, nunca tome decisões baseadas nos impulsos de sua parceira (já aconteceu de você realizar totalmente o desejo dela e ela depois ficar chateada por você não ter agido diferente?). Quando levamos as mulheres a sério, reagimos a essa aparência de solidez e ficamos impotentes, sem autenticidade masculina. Quando, pelo contrário, olhamos as mulheres como nuvens, sem acreditar em substancialidade alguma, avançamos sobre elas com nossa potência e liberdade de condução.

02. Aja a partir de sua profundidade e liberdade.
Seja guiado pelo melhor de seu ser, por sua consciência e inteligência. O que agrada sua mulher hoje talvez não seja o melhor para a relação, para você ou mesmo para ela no futuro. Se agir para agradá-la é muito provável que termine por decepcioná-la. O direcionamento e profundidade do casal é sua responsabilidade, assim como a energia e radiância da relação cabe a ela. Na dança de salão, por exemplo, é o cavalheiro que decide cada passo e o caminho do casal pelo salão, mas é a dama que rodopia e encanta a todos. Imagine se o cavalheiro fosse consultar a dama a cada passo… Portanto, apenas ofereça seu melhor e não espere resultados. Às vezes, porém, faça algo só para agradá-la!

03. Incorpore você a energia masculina na maioria dos momentos.
Hoje é muito comum vermos homens agindo de modo passivo, como pequenas mulheres. O que é charme nas mulheres fica horrível em corpos masculinos: homens indecisos, confusos, frágeis. A cada momento, sinta os anseios de sua mulher, capte os mínimos sinais femininos, antecipe-se e tome a decisão antes que ela possa virar o homem da relação. Conduza-a, oriente-a, assuma sua responsabilidade como homem.

04. Aprenda a sorrir quando tudo o força a se contrair.
“A man should lie with a hurting heart rather than a closed one”, ensina David Deida. Normalmente nos abrimos ao prazer e nos fechamos para a dor. Eis um grande equívoco. Quando tudo desabar e só restar uma incurável dor, sinta-a inteiramente, mantenha o peito aberto e a pele do avesso. Olhe fundo nos olhos de seu sofrimento, sem medo, sem esperança. O homem que se fecha para seu sofrimento se trava igualmente para a alegria, para o êxtase, para o amor e, principalmente, para a dor e sofrimento de suas parceiras.

05. Corteje-a, elogie-a, adore-a, celebre-a…
Nutra-a, abrace-a, seduza-a, invada-a, emudeça-a, penetre-a, provoque-a, belisque-a, persiga-a, agarre-a. Imagine cada mulher como um oceano infinito de manifestação que pode se tornar seu maior pesadelo ou a mais abundante fonte de felicidade e alegria. As energias estão todas ali, esperando por sua criatividade e habilidade artística.

6. Exiba sua parceira ao mundo como um tesouro sem dono.
Deixe que ela brilhe para muito além de seus olhos. Sempre que você a restringe e a esconde do mundo, você reduz a beleza que ela apresenta a você entre quatro paredes. Ela será mais e melhor com você somente se seus encantamentos forem lançados nas dez direções. Quanto mais exercer fascínio sobre todos, mais você terá de ser homem para conquistá-la de novo e de novo – e assim, mais ela será toda sua. Se a alma feminina parar de irradiar suas delicadezas ao mundo, ela naturalmente não mais as entregará para você. Treine liberdade e desapego. Saiba que cada mulher é inesgotável.

07. Interprete todas as confusões femininas como um teste para sua consciência.
Na verdade, TPM significa “Teste de Potência Masculina”. Cada indecisão, chatice, amolação, neurose (pelo lado negativo) e cada provocação, insinuação, sedução (pelo lado positivo) é apenas um teste para verificar nossa força e lucidez. Desde Eva, as mulheres se organizaram em uma conspiração para promover a iluminação completa dos homens! Para que atinjamos a liberdade suprema, elas usam mini-saias, saltos altos, calcinhas minúsculas. Para que sejamos sábios e compassivos, elas se especializaram em nos atrair com suas curvas e peles para depois nos irritar, chatear e complicar ao máximo nossas vidas. A cada 28 dias, lembre-se de agradecê-las.

08. Engaje-se em uma prática espiritual.
Treine sabedoria e compaixão, liberdade e amor, flexibilidade e humor. Se não cultivar tais qualidades e virtudes, sua vida passará em vão – inútil e estéril. Escolha uma e dedique-se às práticas contemplativas existentes em todas as tradições. Listo algumas: vipassana e zazen (Budismo); centering prayer e contemplação cristã (Cristianismo); jnana e raja yogas (Hinduísmo); sama e dhikr (Islamismo), kabbalah e hisbonenus (Judaísmo); qi gong e tai chi (Taoísmo); inipi e vision quest (Xamanismo). Se puder, pratique sob a orientação de um mestre qualificado.

09. Use seu lado maligno.
Trabalhe com suas energias negativas. Respire sua raiva em vez de empurrá-la para debaixo do tapete. Se ignorar seu lado obscuro, violento e diabólico, deixará de oferecer algo que toda mulher precisa. Nossa capacidade de matar ou de estuprar alguém não deve ser reprimida. As mulheres são atraídas por essa força destemida. Quando não a usamos, enfraquecemos e elas se distanciam. Toleramos provocações, aceitamos conduções erradas, sofremos, nos contraímos. Muitas vezes é preciso interromper as energias femininas, render completamente uma mulher, espancar negatividades, assassinar fixações com a força de nosso amor.

10. Surpreenda-a!
Quando você leva sua mulher a sério, acredita em suas palavras e solidifica seus ânimos passageiros, dificilmente consegue surpreendê-la. Depois de uma briga na noite passada, chegará em casa esperando uma reação fria já planejando um modo de tolerar as provocações de sua mulher. Isso é tudo o que ela não quer! As mulheres desejam homens corajosos o suficiente para confrontar qualquer complicação com liberdade e sorrisos, invadir suas TPMs com amor e flores, dissolver brigas insolúveis com calor e presença, penetrar suas inseguranças com lucidez e perfumes. A surpresa é a união insuperável entre acolhimento e ousadia, inteligência e coragem, visão e destemor.

E seguimos aprendendo com essas feiticeiras que nasceram para perturbar nossas mentes…

Mulheres, se aprovaram algum dos conselhos, enviem para seus homens. Maridos, namorados, casos, amigos, namorados das amigas que choram no seu ombro, pai, irmãos e, claro, para tirar um sarro e listar mais 10 motivos para o fim: ex-namorados!

———-

Fonte: Não 2 Não 1