Acabaram os IP’s. E agora?!

Tech,Variedades

Todos sabemos que nos ultimos anos a internet vem se popularizando com o uso da banda larga. Hoje em dia até pessoas mais velhas usam o computador com muita facilidade. A inclusão digital trouxe a facilidade de acesso e o boom da banda larga no Brasil. Com isso, a necessidade cada vez maior de IP’s culminou no fim dos números disponíveis. Sem IP’s, a rede não pode mais crescer, pelo menos até que o IPv6 seja lançado oficialmente. Entenda o porquê aqui.

Até hoje, ainda usamos o IPv4, que possui 32 bits, de 4 a 12 digitos e aproximadamente 4 bilhões de combinações numéricas diferentes. Mas, como dizem, todo carnaval tem um fim, não existem mais IP’s disponíveis.

Você pode pensar: “E agora? Como farei pra acessar a internet? Alguém vai ter que sair!”. Mas não precisa chamar o Capitão Nascimento e mandar sair. Já existe uma versão nova do protocolo IP, chamado de IPv6, que está pronto para ser usado e começará a ser implantado em breve.

A diferença entre eles é que o IPv6 tem 128 bits e poderá ter até 32 digitos, o que possibilita aproximadamente 340 trilhões de combinações diferentes. Um número bem considerável, não é?

Hoje os IP’s são lidos dessa forma: 187.61.61.182 (exemplo de IPv4 de internet)

O IPv6 será lido assim: 2011:1db5:82e3:08d1:1319:8a2e:0370:7344

Vai ser um pouco mais complicado para configurar um roteador, por exemplo. Apesar disso, vai demorar muitos e muitos anos para que ele acabe e seja lançada a próxima versão do protocolo (IPv8 provavelmente).

Não precisa ficar desesperado, pois ainda não é amanhã, ou semana que vem, que o IPv6 vai terminar de amadurecer e aposentar o IPv4. Depois que o IPv6 estiver funcionando, nós teremos o desprazer de ter que trocar nossos equipamentos de rede para que suportem esse protocolo, mas não há sucesso sem algum sacrifício né?! =/

Fontes:
Wikipedia
Gizmodo

5 comentários

Deixe uma resposta