Este livro que tem como tema principal trazer um panorama do mundo da administração nas últimas décadas e mostra para os mais jovens que uma carreira bem-sucedida é resultado de muita determinação, dedicação e planejamento. Além disso, o autor explora atributos intangíveis e que também são vitais no mundo…
“Sonhar Acordado”, de Raul Rosenthal, mostra aos jovens profissionais a realidade do mercado e, ainda, que é possível, sim, um equilíbrio entre a vida pessoal e a carreira.
O PHD e executivo oferece em seu livro muito da experiência adquirida na vida, sala de aula da GV e da USP e na direção de empresas com American Express, Editora Abril, e Unibanco, entre outras.
No livro, “Sonhar Acordado”, o autor apresenta conceitos e atributos, recheando as passagens com casos vividos por ele ou por conhecidos ao longo de sua vida profissional. “Há anos ensaiava escrever. Desde meus tempos de professor tenho contato intenso com os jovens. Nas empresas, sempre me mantive próximo a eles, é empolgante ver um talento se aperfeiçoar, hoje tenho ex-trainees na presidência de várias empresas. Mas não foi especificamente para esses que escrevi, foi para os que ficam pelo caminho, muitos, acabam com muito potencial embotado”.
O livro já estava pronto no final do ano passado, mas foi reescrito, também em função da crise mundial. “A crise trouxe de volta o conceito de que ganhar dinheiro é conseqüência de muito trabalho, dedicação e prazer, não precisei mais bater nesta tecla, trabalhei então os principais elementos que julgo necessários para quem busca se desenvolver por meio do trabalho”, esclarece o autor.
“Os jovens estão um pouco perdidos com relação à sua carreira, quando ocupava o lugar deles, bastava encontrar uma boa empresa e se dedicar, hoje isso já não é suficiente. Os objetivos estão um tanto quanto turvos. Muita gente tem boa faculdade, pós-graduação, fala línguas. Mas, por que alguns se destacam e outros não? O que diferencia a carreira profissional de um jovem do outro?”
Esses questionamentos levaram Raul Rosenthal a dividir o livro em duas partes, na primeira aborda a gestão como um todo, os conceitos simples mas muitas vezes esquecidos que já fizeram muita empresa grande desaparecer. E na segunda, os elementos individuais citados acima: Sonhos, Coragem e Paixão, Determinação e Disciplina, Intuição e Sociabilidade. Essa segunda parte introduz no universo corporativo essas palavras que são negligenciadas com facilidade e causam problemas pessoais e familiares para os executivos, tornando o livro bastante útil para os jovens de 40, 50, 80 anos, como o autor define quem continua com vontade de fazer.
Raul lembra aos leitores que existem outras realizações tão ou mais importantes que ganhar dinheiro, mas que estão sendo relegadas. “A satisfação do trabalho bem feito, o reconhecimento profissional, a autoestima, todos esses fatores são tão importantes quanto o sucesso financeiro de um profissional. Os fatores e valores estão invertidos e a família não deve ser esquecida, pois é a grande base da vida”, diz Raul.
No final de cada capítulo há uma carta inspirada em Rainer Maria Rilke, expondo corajosamente alguns detalhes que nem sempre são trocados entre todos os níveis de uma organização.
Com prefácio de José Monforte, da Pragma Patrimônio, os comentários na quarta capa são de Roberto Civita, Editora Abril; Luciano Coutinho, BNDES; e Israel Vainboim, ex-presidente do Unibanco e hoje conselheiro do Itaú-Unibanco.
Titulo: Sonhar Acordado
Subtítulo: Alinha vida pessoal, carreira e sonhos
Autor: Raul Rosenthal
Número de páginas: 296
Editora: Virgilia/ Saraiva
Preço Sugerido: 44,00
ISBN: 978-85-02-08525-1
Telefone da editora: 11 3081-2510
http://migre.me/bIjC