Nova coluna do Blog Idéias: Massa Cinzenta

Massa cinzenta,Variedades

Começa hoje no [bi] a coluna semanal chamada Massa Cinzenta. Nela discutiremos um pouco sobre nosso querido e misterioso cérebro,não somente como alvo de pesquisa cientifica, mas também do grande universo de coisas que estão relacionadas a ele e seu funcionamento. Relacionamento, personalidade, comportamento, memória, técnicas de estudo e memorização, otimização, organização pessoal, financeira, do tempo, dicas de programas, livros, músicas, filmes (que venham a ajudar nos propósitos já citados), relaxamento e entretenimento. Enfim, coisas úteis que podem nos ajudar a ter uma melhor qualidade de vida.

Massa Cinzenta: Quanto do seu cérebro você esta usando?

O cérebro humano pesa entre 1,3Kg e 1,5Kg, consome 25% da nossa energia e tem a impressionante capacidade de armazenamento de 11.641 Gigabytes (ou seja, é impossível enchermos nosso cérebro de conhecimento, lembranças ou pensamentos).

Mas a pergunta que você deve estar se fazendo agora é: Como posso otimizar meu cérebro?

Segundo o dicionário Aurélio, otimização “é o processo pelo qual se determina o valor ótimo de uma grandeza, é o ato ou efeito de otimizar”. Levando em consideração que Einstein, considerado um gênio, usava 7% do seu cérebro, podemos concluir (e para isso não precisa nem de longe ser um gênio) que se fôssemos pessoas excepcionais quanto ao uso do cérebro teríamos ainda 93% da nossa capacidade a ser explorada, ou seja, podemos ou devemos estar em um constante aprimoramento das nossas capacidades cerebrais.

Sabendo que nosso cérebro funciona parte no “automático” e parte através de programação, temos a simples, ou nem tão simples assim, tarefa de nos reprogramarmos e de estimular nosso cérebro de diferentes maneiras para fazê-lo dar o melhor de si.

No próximo post iniciarei falando sobre os hemisférios direito e esquerdo do nosso cérebro, quais suas funções e como usá-los melhor!

Até!

6 comentários

Deixe uma resposta