Google integra Office com Docs via plug-in

Dicas,Tech

Boa pessoal, hoje vamos falar mais um pouco do Google, uma das empresas mais faladas dos últimos tempos (o que provavelmente não mudará tão cedo). Eles estão a todo vapor, tanto na produção de novos produtos, como na compra de outras empresas (startups ou não). A boa nova da empresa de Mountain View é o lançamento de um plug-in para integrar o MS Office ao Google Docs. Chamado de Google Cloud Connect, ele cria uma barra no Office que mostra o link no Docs do arquivo que está sendo editado.

Ele funciona basicamente como um backup na nuvem para seu documento. Diferente do Google Docs em si, que salva seu arquivo automaticamente quase que em tempo real, no Office foi decidido manter o botão “Salvar”. Segundo o próprio Google, isso se deu por motivos de cultura, pois como as pessoas estão acostumadas a usar o botão Salvar no Office, eles resolveram manter o “padrão”.

O plug-in foi desenvolvido para trabalhar nas três ultimas versões do Office (2003, 2007 e 2010). Por enquanto apenas usuários de Windows terão esse plug-in. A galera de Mac vai ter que esperar mais um pouquinho. =/

Uma vez no Docs os arquivos podem ser compartilhados de maneira muito simples (como tudo no Google) e podem também ser editados simultaneamente por várias pessoas, inclusive direto do Office. O Docs manterá um histórico de revisão completo do arquivo, assim como já faz hoje com arquivos criados pelo próprio Docs, tornando assim a restauração de uma versão simples e rápida. Caso você esteja fazendo uma alteração e outra pessoa resolva alterar a mesma parte que você então o plug-in irá mostrar uma mensagem e te dará a opção de escolher como resolver o conflito, como você pode ver na imagem abaixo.

Porém, esse plugin ainda é um preview program e só está liberado para os clientes Business do Google Apps. Vamos esperar que quando for lançada a versão beta ela também seja liberada aos clientes gratuitos. Eu, como usuário de uma solução Business, vou começar a testar hoje mesmo o plug-in!! hehehe